PORTE DE ARMAS

O cidadão brasileiro candidato a portar uma arma de fogo, pela atual legislação, deve se preparar para enfrentar uma maratona até conseguir seu objetivo. Antes de requerer o porte (que é posterior ao registro e com ele não se confunde), é necessário adquirir a arma, para que esta saia da loja devidamente registrada no Sistema Nacional de Armas – SINARM – e com a autorização específica da Polícia Federal, a quem cabe a análise de toda essa situação, que demanda alguma burocracia.

O primeiro passo para obter o porte é solicitar autorização junto à Polícia Federal para a compra da arma. Após a análise, a expedição da autorização para a compra será concedida ou recusada, com a devida fundamentação, no prazo de 30 dias úteis, a contar da data do requerimento do interessado no registro.

Autorizada a compra da arma e feito o registro no SINARM, deverão ser observados alguns requisitos para a aquisição do porte de arma, quais sejam:

  • comprovar idoneidade, com apresentação de certidões de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal;
  • apresentar documento comprobatório de ocupação lícita e de residência fixa;
  • comprovar capacidade técnica, atestada por instrutor de tiro, e aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo, com documento fornecido por psicólogo credenciado pela Polícia Federal.

Dentro do espírito da nova lei (Estatuto do Desarmamento – Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003), ficou bem mais restrita a obtenção do porte, pois apenas a Polícia Federal pode emitir porte de arma e, mesmo assim, apenas em casos excepcionais. Ou seja, o cidadão deve “demonstrar a sua efetiva necessidade, por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física”.

Dentro desse espírito, são consideradas profissões de risco, nos termos do inciso I do § 1º do art. 10 da Lei nº 10.826 de 2003, além de outras, a critério da autoridade concedente, para efeito de concessão de porte federal de armas:

  • servidor público que exerça cargo efetivo ou comissionado nas áreas de segurança, fiscalização, auditoria ou execução de ordens judiciais;
  • sócio, gerente ou executivo de empresa de segurança privada ou de transporte de valores;
  • funcionários de instituições financeiras, públicas e privadas, que direta ou indiretamente exerçam a guarda de valores.

É importante deixar bem claro que o cidadão que não se enquadrar nas atividades e profissões acima identificadas está terminantemente proibido de obter o porte de qualquer arma de fogo; ele pode até conseguir o registro da arma, mas, se não se enquadrar nos casos estabelecidos em lei, não obterá o porte. Portanto, aquele que for flagrado portando arma de fogo sem autorização legal pode ser preso em flagrante e sofrer as demais consequências previstas em lei.

Forte abraço!

Coronel Alves
Coordenador Técnico Sênior INVESTIG

Tags: , , , ,

215 comentários para “PORTE DE ARMAS”

  1. William disse:

    O detetive particular pode obter arma de fogo?

  2. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo William!

    Recebemos seu contato e com prazer responderemos ao seu questionamento.

    Sobre o porte de arma, informamos que é disciplinado por lei federal, a qual autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preencha os requisitos legais.

    Assim, se quiser obter o porte de arma, deve passar por todos os trâmites abordados no texto. Ademais, é importante esclarecer que o Detetive não possui qualquer prerrogativa para obter o registro e porte de arma de fogo.

    Assim, orientamos que obedeça a todos os passos elencados no referido texto para buscar obter o porte. Lembrando que para obtê-lo, o cidadão deve “demonstrar a sua efetiva necessidade, por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física”.

    Mas é importante não esquecer que a principal arma do Detetive é a sua inteligência e a formação profissional adequada.

    Para maiores informações, indicamos o seguinte link: http://www.mariz.eti.br/IN_23_05_DPF.htm .

    Esperamos ter sanado seu questionamento. Se precisar de algo mais, entre em contato conosco novamente que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  3. iran disse:

    boa tarde!!!!!

  4. elder disse:

    Coronel, na verdade tenho uma dúvida e gostaria que me esclareça, o atestado de capacidade tecnica para obtenção do porte de armas pode ser fornecido por Instrutor de Tiros da Policia Estadual Civil ou Militar, e quando vou a Policia Federal somente levo esse atestado ou tenho que fazer lá novo teste.

  5. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo Elder!

    Recebemos seu contato e com prazer responderemos aos seus questionamentos.

    Com relação ao seu questionamento, esclarecemos que a comprovação de capacidade técnica para manuseio de arma de fogo poderá ser fornecida por instrutores da Polícia Estadual Civil ou Militar, desde que estes estejam devidamente credenciados junto à Polícia Federal (esse credenciamento está previsto na Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, alterado pela Lei nº 11.706, de 19 de junho de 2008.)

    O candidato ao porte de armas de fogo, quando encaminhar os documentos à Polícia Federal, deverá apresentar, dentre outros documentos, A COMPROVAÇÃO DE CAPACIDADE TÉCNICA PARA MANUSEIO DE ARMA DE FOGO.

    Não será necessário, pois, fazer novos testes na PF, pois o instrutor já deverá estar credenciado junto Polícia Federal, de acordo com a Lei.

    Esperamos ter sanado seus questionamentos. Se precisar de algo mais, entre em contato conosco novamente que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  6. A procura de Carmem Sandiego disse:

    Saudações caros colegas,

    Quanto tempo termino todo o curso?
    Como se dá a avaliação final?
    Em quanto tempo estarei apta a trabalhar?
    Na minha cidade ha detetive cobrando R$150,00 a diária, é um bom preço?
    O detetive particular não deve dizer seu verdadeiro nome (ou nome completo) ao cliente, certo? Então como redigir o contrato?

    Grata,
    AM detetive

  7. A procura de Carmem Sandiego disse:

    O certificado é registrado em cartorio?

  8. Equipe INVESTIG disse:

    Prezada Amiga,

    Agradecemos seu contato e com prazer respondemos aos seus questionamentos.

    O Curso de Detetive Particular INVESTIG é desenvolvido na modalidade a distância. Assim, o tempo de duração do curso será determinado pelo aluno, de acordo com sua disponibilidade de tempo e dedicação.

    A avaliação do curso dá-se com o envio das duas provas de acompanhamento, cuja média nas mesmas deve ser igual ou superior a 50.

    Ao final do curso e com os documentos que disponibilizamos, o Detetive já pode desenvolver suas atividades. O certificado não é registrado em Cartório.

    Sobre os valores de uma investigação, dependem da região onde reside o Detetive, da capacidade de pagamento do cliente, dos equipamentos utilizados, da quantidade de agentes, do tempo empregado na investigação, e assim por diante. Com base nisso o profissional vai estabelecer valores. Por isso, não podemos precisar se o valor que referiu é um bom preço, pois este será determinado pelo Detetive de acordo com os elementos apontados e outros que o profissional quiser levar em consideração.

    O Detetive deve evitar expor sua verdadeira identidade perante a sociedade como um todo, mas quando for elaborar um contrato de prestação de serviços, é fundamental constar o nome completo do mesmo.

    Esperamos ter esclarecido seus questionamentos. Se precisar de outras informações, estamos ao seu inteiro dispor.

    Grande abraço!

    EQUIPE INVESTIG

  9. FERNANDO RODRIGUES disse:

    Caro amigo ,boa tarde!

    Sou empresário saio tarde da empresa entro cedo,tenho seguranças durante o dia mas queria saber se é possivel eu adquirir o porte de arma.
    para meu conforto pois a hora que eu abro a empresa não tenho segurança e o bairro é violento obrigado desde ja!

  10. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo Fernando!

    Recebemos seu contato e com prazer responderemos à sua dúvida.

    Sobre o porte de arma, informamos que é disciplinado por lei federal, a qual autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preencha os requisitos legais.

    Se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para tentar consegui-lo.

    Mas lembre-se: você não deve possuir uma arma sem o devido registro e sem o devido porte, pois, nesse caso, estaria agindo em desacordo com a lei.

    Ademais, o candidato ao porte de arma de fogo, quando encaminhar os documentos à Polícia Federal, deverá apresentar, dentre outros documentos, a comprovação de capacidade técnica para manuseio de arma de fogo.

    Para maiores informações, indicamos o seguinte link: http://www.mariz.eti.br/IN_23_05_DPF.htm .

    Esperamos ter sanado sua dúvida. Se precisar de outras informações, entre em contato conosco novamente.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  11. cleber oliveira disse:

    Boa noite gostaria de saber como faço para fazer o curso de detetive particular.

  12. FERNANDO RODRIGUES disse:

    Obrigado pela a atenção, vou ir até a policia aqui de sp/guarulhos.
    Você sabe qual é o valor e qual a duração do porte?
    Estou bastante interessado vou tentar tirar ele.
    Muito obrigado!

  13. Equipe INVESTIG disse:

    Caro Amigo Cleber!

    Ficamos contentes com seu contato e com seu interesse pelo Curso de Detetive Particular INVESTIG. Teremos a maior satisfação em orientar você.

    Para efetivar sua matrícula no Curso de Detetive Particular INVESTIG, você pode acessar o nosso site http://www.ipr.com.br, entrar em contato direto com a professora Júlia pelo e-mail central@preus.com.br, ou solicitar sua matrícula pelo telefone 0xx51 3711 4000, com a Profª. Regina.

    Se precisar de outras informações, estamos à disposição através do e-mail investig@ipr.com.br .

    Esperamos ter ajudado você. Saiba que será uma honra tê-lo como parte da grande família INVESTIG/IPR.

    Forte abraço!

    EQUIPE INVESTIG

  14. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo Fernando!

    Agradecemos seu contato e queremos lhe dizer o que segue:

    O cidadão, para obter o porte de arma de fogo, deve ter idade mínima de 25 anos e deve dirigir-se, como já dissemos, a uma unidade da Polícia Federal munido de requerimento preenchido, além de apresentar os seguintes documentos:

    1. declaração escrita de efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido;
    2. comprovação de idoneidade, com apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecido pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou processo criminal. Estes documentos poderão ser fornecidos por meios eletrônicos (via internet);
    3. apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa;
    4. comprovação de capacidade técnica de armamento e tiro e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo;
    5. cópia do certificado do registro de arma de fogo;
    6. 01(uma) foto 3×4 recente.

    Para requerer o porte de arma de fogo, ressaltamos novamente que o cidadão já deve ter adquirido a arma, com o seu devido registro.

    Quanto à duração da capacidade técnica e aptidão psicológica, sugerimos que sejam contatados os profissionais credenciados pela Polícia Federal, como por exemplo, o Instrutor de Armamento e Tiro de São Paulo.

    Quanto às taxas e demais custos com os cursos, sugerimos que verifique na própria Polícia Federal.

    Esperamos ter sanado suas dúvidas. Se precisar de outras informações, entre em contato conosco novamente que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  15. Luciano disse:

    Boa tarde, estou interessado em abrir um consultorio de detetive privado, mas nao tenho 25 anos ainda, e se eu tiver com o meu consultorio seguindo todas as leis, poderei possuir uma arma para trabalho, um porte de arma? Essa fica a minha duvida, abraços e fico no aguardo.

  16. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Luciano!

    Agradecemos seu contato. Sua participação é sempre importante para nós, professores da Equipe INVESTIG.

    Independentemente de você possuir uma empresa de investigação privada, os requisitos para a obtenção do porte de arma de fogo são os mesmos que os exigidos para os demais cidadãos brasileiros.

    Conforme informamos no post “Porte de Armas”, são vários os requisitos para que você obtenha o porte de arma.

    Sempre que precisar mande suas dúvidas e questionamentos. Estamos à sua disposição.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  17. Aloisio osorio de fretias neto disse:

    boa tarde eu sou investigador criminal mas agora não estou atuando por causa do meu porte de arma que não tenho. eu recebo varios convites para fazer uma investigação mas na hora eu não posso ir por causa do porte de arma. eu tenho uma influencia aqui em salvador muito grande na policia civil e militar mas não posso exercer essa funsao entao pra que fazer esse curso de invetigador ou de perito sendo que a gente não pode obter o porte de arma só para enfeite grato
    aloisio

  18. vava disse:

    quanto tempo leva pra mim ser um detetive ?

  19. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Aloisio!

    Agradecemos o seu contato.

    É importante lembrar, conforme consta em nosso Curso, que a principal arma do Detetive é a sua inteligência.

    Ao longo do Curso demonstramos que o Detetive possui inúmeros meios de fazer investigação, todos, entretanto, sem o uso de arma de fogo.

    No momento em que você sentir a necessidade de uso de uma arma, o trabalho deixa de ser privado (do Detetive) e deve ser repassado aos órgãos policiais instituídos.

    Não aconselhamos o uso de arma de fogo em suas investigações, tampouco a realização de investigações em locais considerados perigosos.

    Além disso, é importante que você, como Detetive, cuide para não interferir nos trabalhos da polícia.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  20. Augusto disse:

    Boa noite!
    entrei a pouco tempo e vi como estas informações são esclarecedoras sobre o porte de armas e sobre o curso.
    agradeço pela atenção!

  21. ricardo araujo disse:

    sera que esse porte nao serve para quem trabalha com seguranca de eventos? favor me resposter obrigado pela atencao

  22. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Erivaldo!

    Não há um prazo determinado para você concluir o Curso de Detetive Particular. A duração do Curso vai depender de sua disponibilidade de tempo para estudar os conteúdos propostos.

    Não há prazo para o encaminhamento dos exercícios e das provas. Mas a Escola sugere que, ao final da leitura e compreensão de cada fascículo, você encaminhe os exercícios, para que o conhecimento construído não se perca.

    Esperamos ter lhe ajudado. Sempre que precisar, estaremos à sua inteira disposição para novo contato e questionamentos.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  23. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Ricardo,

    Quanto ao porte de armas de fogo para quem trabalha com segurança de eventos, aconselhamos que você procure a polícia federal ou civil de sua cidade para obter maiores informações.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  24. nelson andreis disse:

    vijilantes de agencias bancarias. tem direito a porte de armas.

  25. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo Nelson!

    Recebemos seu contato e com prazer responderemos à sua dúvida.

    Sobre o porte de arma para vigilantes, eles têm direito à obtenção do porte. Nesse caso, o profissional deve contatar com seu superior imediato para que sejam tomadas as providências necessárias com relação ao porte junto aos órgãos policiais.

    Esperamos ter sanado sua dúvida. Se precisar de outras informações, entre em contato conosco novamente.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  26. Cristiano disse:

    A Equipe Investig,

    Considerando o que diz a Lei no inciso I do § 1º do art. 10 da Lei nº 10.826 de 2003, com relaçao a profissoes de risco, no meu caso em particular trabalhando em Escolta devidamente registrado em uma Empresa idonea;com uma experiencia na area de segurança a 10 anos, cursos na area Patrimonial, Extensao em transp. valores e escolta, gostaria de saber da Equipe Investig quais seriam as minhas chances de conseguir o Porte junto a PF.
    Atencionamente aguardo a resposta e agradeço , obrigado.

  27. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo Cristiano!

    Recebemos seu contato e com prazer responderemos à sua dúvida.

    A obtenção do porte de arma, conforme consta no texto PORTE DE ARMAS, postado em nosso blog, depende de uma série de requisitos que devem ser obedecidos.

    Não podemos precisar se nas circunstâncias apresentadas teria chance ou não de obter o porte, já que compete apenas à Polícia Federal essa análise.

    Esperamos ter ajudado você. Sempre que precisar, estamos à sua inteira disposição.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  28. Cristiano disse:

    A Equipe Investig,

    consegui no site da PF o requerimento para aquisiçao de uma arma de fogo e la observei que, entre os dados pessoais estao pedindo os dados da arma, nesse caso devo ir primeiro na loja e pegar esses dados para colocar no requerimento?

    agradeço mais uma vez a vcs!!!

  29. Carlos disse:

    A equipe Investig
    Parabéns pelo trabalho, quero fazer minha inscrição nesse curso, o que vai acontecer nesses dias, acho interessante o trabalho de investigação, mas me pergunto estamos vivendo num momento critico onde as pessoas andam assustadas e com medo de tudo, onde a violência no pais parece que cresce a cada dia, será que o detetive particular não corre esses riscos, mesmos com técnicas e inteligência? afinal o foco do trabalho vai ser pessoas que não sabemos o que são capazes, onde o Detetive pode passar a ser uma ameaça??? é evidente que é diferente de investigar ou periciar um documento.

    Grato,

    muita paz a todos

  30. Equipe INVESTIG disse:

    Caro Amigo Cristiano!

    Agradecemos seu novo contato e com prazer ajudaremos você.

    De acordo com o texto PORTE DE ARMAS, postado em nosso blog, o primeiro passo para a obtenção do porte de arma é a aquisição da mesma.

    Com relação ao requerimento de aquisição de porte de fogo que mencionou, sugerimos que contate com a Polícia Federal mais próxima que poderá lhe orientar melhor nesse sentido.

    Esperamos ter ajudado você. Se precisar de algo mais, entre em contato conosco novamente.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  31. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo Carlos!

    Ficamos contentes com seu contato e com seu interesse pelo Curso de Detetive Particular INVESTIG. Teremos o maior prazer em responder aos seus questionamentos.

    Com relação aos riscos e medos hoje enfrentados, acreditamos que exista em qualquer profissão. E com o Detetive Particular não é diferente.

    Contudo, o fato do Detetive bem formado contar com técnicas, conhecimento, inteligência garantem um maior preparo para eventualmente lidar com determinadas situações de risco e ameaças.

    Esperamos ter sanado seus questionamentos. Se precisar de algo mais, entre em contato conosco novamente que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  32. ademilsom disse:

    Boa tarde !
    Queria tirar uma duvida, sou funcionario publico municipal e trabalho como escrivão “ad hoc” em uma delegacia ,sera que consigo me enquadrar na profissão de risco , como determina a lei de porte de armas ????? Aguardo resposta ! Obrigado

  33. Equipe INVESTIG disse:

    Caro Amigo Ademilsom!

    Ficamos contentes com seu contato e com prazer ajudaremos você.

    Com relação ao seu questionamento, não podemos precisar se nessas circunstâncias você se enquadra na profissão de risco. Sugerimos que contate com a Polícia Federal que poderá lhe orientar melhor nesse sentido.

    Esperamos ter ajudado você. Se precisar de algo mais, entre em contato conosco novamente.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  34. tiago lara cardoso disse:

    sera que se um dia eu estiver fazendo uma investigaçao e tiver disfarçado e for abordado pela policia sera que eles podem interromper minha ivestigaçao???

  35. tiago lara cardoso disse:

    detetive pode ser considerado pela policia federal como uma profissao??? ser considerado uma profissao de risco??

  36. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo Tiago!

    Recebemos seu contato e com prazer responderemos ao seu questionamento.

    Com relação à eventual abordagem pela polícia, se você estiver agindo conforme a lei, não poderá haver qualquer impedimento de realização do seu trabalho, ou seja, você pode desenvolver a sua atividade de investigação privada, sem sofrer quaisquer restrições.

    Esperamos ter sanado seu questionamento. Se precisar de algo mais, entre em contato conosco novamente que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  37. Equipe INVESTIG disse:

    Caro Amigo Tiago!

    Ficamos contentes com seu contato e com prazer ajudaremos você.

    Com relação ao seu questionamento, esclarecemos que não cabe à Polícia Federal considerar o Detetive Particular uma profissão.

    Sobre a profissão de risco, caberá à Polícia Federal avaliar se o Detetive se enquadra nela.

    Esperamos ter ajudado você. Se precisar de algo mais, entre em contato conosco novamente.

    Forte abraço,

    EQUIPE INVESTIG

  38. rudinei campra disse:

    Nosso país está mergulhado numa violencia tamanha que nem sequer consegue admitir, países europeus não tem seus helicópteros policiais derrubados, nem traficantes soltando foguetes para comemorar impunidade.
    Nossa cultura não admite que a violencia é séria, não quer nem ouvir falar em pena de morte e ainda não quer que o povo se arme, para a população manda não reagir, durante toda nossa história tivemos várias revoltas que queriam separar pedaços do Brasil, hoje somos unidos na geografia e nos vícios e desunidos para a punição.
    Sou a favor das armas, ter pessoas armadas ilegal ou legalmente não muda nada, o perigo do povo permanece o mesmo.

  39. davi de almeida disse:

    eu sou funcionario publico da area de segurança escolar, e a escola contem muitos computadores aparelhos eletronicos que chamam muita atençao ja tentaram entrar para roubar e nao temos nenhum meio de defesa facilitando o roubo, o unico jeito é ligar para o 190, isso depois que ele sai leva o que quiser. poderia ter uma facilitaçao de ter um porte de armas devido a essa profissao??

  40. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Davi!

    Agradecemos o seu contato.

    Em um primeiro momento, parece-nos que o mais importante é investir na segurança física do local, ou seja, instalando grades, fechaduras e sistemas de alarmes (incluindo monitoramento por câmeras), com o objetivo de impedir (ou pelo menos dificultar) a prática de furtos e roubos.

    Não sendo suficiente, o reforço no número de seguranças pode ser uma alternativa.

    No entanto, tratando-se de segurança em ambiente escolar, o uso de arma de fogo não é aconselhável.

    De qualquer modo, é importante que você procure a Polícia Federal de sua cidade para obter maiores informações acerca da situação relatada.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  41. RANULFO O S disse:

    O CURSO DE DETETIVE PARTICULAR CONTA COMO UMA GRADUAÇAO A MAIS PARA QUEM EXERCE E É GUARDA MUNICIPAL? O MESMO PODE TER PORTE DE ARMA ?

  42. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Ranulfo!

    Agradecemos o seu contato.

    Certamente o Curso de Detetive Particular irá contribuir no exercício de sua função como guarda municipal. Saiba que, dentre diversos outros materiais, o aluno recebe um manual de segurança pessoal, que auxiliará você a prevenir-se em diversas situações de perigo.

    Outrossim, lembramos que o fato de você ser um Detetive Particular não lhe trará maior facilidade na obtenção do porte de arma de fogo, conforme já explicamos acima.

    Mas é importante não esquecer que a principal arma do Detetive é a sua inteligência e a formação profissional adequada.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  43. José Nilson bh disse:

    Oá estou um pouco mal informado sobre o assunto mas o porte de arma de fogo não foi vetado pela policia federal? Obrigado

  44. Equipe INVESTIG disse:

    Olá, José Nilson!

    Agradecemos o seu contato.

    O porte de arma de fogo não está proibido, porém, conforme ressaltamos no texto acima, há inúmeros requisitos a serem cumpridos.

    Dessa forma, atendidas as exigências legais, poderá ser liberado o porte de arma de fogo.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  45. Detetive Costa disse:

    Um investigador privado não precisa de arma, temos que trabalhar com a cabeça de que adianta ter porte de arma, não pode se quer andar com ela na rua e muito menos atirar heheheheheh. Eu acho o seguinte, eu mesmo não penso em armas, isso pode ate me trazer problemas mesmo tendo porte de arma. Eu penso assim ne. Fiz o curso aqui no IPR a muitos anos atras estou satisfeitissimooooO.
    Para mais informações acesse meu site.
    http://www.detetivecosta.webs.com
    abrçs a todos do IPR…

  46. adriano disse:

    Arma de fogo? Para que? Para investigar? Será que não pensam que a maior arma do detetive é a cabeça a inteligência? Sem contar com os riscos, pois vc investigará, caso descubra flagrantes de crimes, acione 190. não seria mais fácil? A policia chegaria armada, mais preparada, e vc como detetive contribuiu para resolução de um crime. Uma arma não lhe faz melhor nem pior que ninguém, antes pelo contrario o colocaria em risco pessoal. Sua arma é LER, ter perspicácia, e acima de tudo ética.

  47. Vinícius Lopes disse:

    Boa tarde.

    Sou estudante de direito , e escrivão “ad-hoc”, eu posso ter o porte de armas? Obrigado e estarei aguardando a resposta Coronel.

  48. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Vinícius!

    Agradecemos o seu contato.

    Solicite uma cópia da portaria de sua nomeação como escrivão “ad hoc” e procure a Polícia Federal mais próxima de sua casa.

    Eles conseguirão lhe dizer com precisão se você poderá ou não obter o porte de arma de fogo, ou seja, se você preenche os requisitos da legislação em vigor.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  49. martins disse:

    eu fiz o curso de detetive a poucos dias, mas atuei junto com um irmao que ja era detetive profissional por varios anos no estado do pará, onde quase todos usam armas, meu irmao nao se apartava de um revolver, eu sempre usava uma arma muito poderosa, minha inteligencia e com ela resolvi muitos casos. Eu estou vivo ele foi assassinado, porque ele nao uzou a melhor arma de um detetive a inteligencia.
    OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE.

  50. Ricardo disse:

    Caro,

    gostaria de saber de algumas escola onde posso adquirir o porte de armas, mais pela prática de tiro. Fiz algumas procura pelos sites, mas não encontrei nenhuma na capital de São Paulo.
    Se o amigo puder me esclarecer no assunto, estarei agracecido.
    Muita felicidade!

  51. Lourival disse:

    Para ser um otimo detetive, é preciso que ele tenha uma perfeita formação, equilibrio, inteligencia em sua área e tambem, que estejas em perfeitas condições com a justiça, assim ele irá desenpenhar um excelente trabalho com mais segurança tanto para sí mesmo como para seu cliente.
    sucesso a todos os detetives.

  52. samuel inacio ribeiro da cilva disse:

    bom dia caros amigos da investig
    como eu fasso para localizar uma pessoa q sumiu a varios anos?

  53. Delcy Saraiva de Paula disse:

    DETETIVE PAULADELCY
    A melhor arma que um detetive particular tem, é sua inteligência, vivência e experiência, e, logicamente seu preparo profissional!, para substituir uma ARMA, nada melhor que um APITO (bom!). Uso constantemente no carro, na moto, na chacará, no meu bolso, como aqueles policiais ingleses? tenho conseguido resolver alguns casos com esta técnica, embora velha e antiga, mas funciona(ou): agressão gera agressão, força gera força, um bom estudo “ipr” vai gerar inteligência. Um grande abraço a todos professores e Detetives particulares.

  54. maios-x disse:

    prezados senhores sou aluno da investig e observei o comentario e tenho que afirmar que na região que moro naõ encontro atividade de outros detetives e digo que serei pioneiro mas tenho uma vantagem sobre a população civil dão pouca credibilidade para uma pessoa como trabalhador secreto coloquei anuncio na internet para fazer meus serviços e ja fui visitado por 25 pessoas interessadas isso por que ainda faço o curso ja pensou quando terminar as vantagens… gosto de usar e tecnologia pequena e micro com meu meio e me infiltrar na população muitos são séticos e ouço comentarios que sabem que sou investigador mas não tem o uso eles como meu marketing pessoal sem pagar nada… obrigado e estão de parabens pelo curso.

  55. maios-x disse:

    Prezados senhores e alunos e ex-alunos da investig estou querendo oferecer uma proposta para quem quer atuar em parceria como detetive numa possivel agencia de investigação em todo o pais para trabalhar se estiverem interessados por favor entrem em contato com seus dados completo para poderem ter mais informação para atuar na sua região enviar um e-mail ssecreto9@yahoo.com.br

  56. fenix disse:

    Prezada equipe de professores investig, estou no meu terceiro fascículo estou gostando muito, espero em breve me tornar um investigador formado por voces e honrar esta escola. No momento peço-lhes uma informação é que eu tenho uma sobrinha que se envolveu com um rapaz que usa drogas e ela vem tendo umas atitudes estranhas sai de casa não revela a hora de chegar para os pais, altas horas da noite liga para minha casa para avisar a seus pais que vai dormir na casa de colegas de vez em quando pede emprestado dez reais para cobrir alguma divida eu pessoalmente ando desconfiado destas atitudes acho eu que ela esta usando drogas tambem, ou comercializando drogas junto com este rapaz conversando com ela ela jura que não. Pergunto-lhes estas atitudes podem ser indicios que ela possa estar envolvida com as drogas tambem como deve ser a minha atitude com relação a este problema se puderem me orientar fico grato. Pode me enviar a orientação para o meu e-mail: claudio.sargitarios@hotmail.com. No mais muito obrigado ate a próxima.

  57. Jeferson disse:

    Gostaria de saber se eu como vigilante posso adquirir porte de arma, mais não só o funcional, eu quero saber se posso ter o porte de arma mais 24horas, poder estar sempre com ela em qualquer lugar, e eu posso comprar uma pistola Taurus 380 para tirar o porte com ela, ou tem algum calibre especifico? Desde já obrigado!

  58. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Jeferson!

    Agradecemos o seu contato.

    O uso de arma é disciplinado por lei federal que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais.

    Se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  59. Alexandre disse:

    Sou ex Cabo do Exericito Brasileiro. Apenas a apresentação de meu Certificado de reservista de 1° Classe serviria como comprovação de capacidade técnica?

  60. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Alexandre!

    Agradecemos o seu contato.

    Somente a Polícia Federal poderá dizer se o documento referido servirá como comprovante de capacidade técnica (exigida para obtenção do porte de arma).

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  61. JOAO disse:

    EQUIPE INVESTIG E COM MUITO CARINHO QUE ESCREVO PRA VCS SOU DETETIVE PARTICLAR FORMADO COM VCS COM MUITO ORGULHO DO CURSO. GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA SE EU POSSO AJUDAR ATE MESMO A POLICIA NA INVESTIGAÇAO COMO FAÇO PRA ME IDENTIFICAR COMO DETETIVE PARTICULAR PERANTE A POLICIA. AGRADEÇO ATENÇAO DE TODOS VCS UM FORTE ABRAÇO

  62. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado João!

    Agradecemos o seu contato e a sua participação em nosso Blog.

    Aconselhamos você a não interferir nos trabalhos da polícia. Para trabalhar com a polícia você deverá ser aprovado em concurso público, conforme determina o art. 37, inciso II, da Constituição Federal.

    Orientamos que os casos criminais sejam deixados sob a responsabilidade exclusiva da polícia.

    Observe, no entanto, que os casos criminais somente podem ser investigados por Detetives Particulares quando houver a solicitação de um cliente. Nesse caso, conforme já referimos, orientamos a jamais interferir ou atrapalhar os trabalhos policiais.

    Caso saiba da ocorrência de um delito, você poderá repassar as informações que possui à polícia.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  63. Leandro disse:

    Bom dia, tenho uma duvida ainda tenho 24 anos e de qualquer forma nao conseguiria tirar neste momento, apenas com 25, porem possuo uma metalurgica e tenho estoques grandes de materiais como latao e aço que somam grande quantidade de dinheiro, costumo também andar de carro blindado, haveria possibilidade de conseguir o porte federal?

    Obrigado!

  64. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Leandro!

    Agradecemos o seu contato.

    No seu caso, recomendamos que você consulte a polícia de sua cidade (responsável pela emissão dos portes de arma de fogo).

    Mas é importante não esquecer que a principal arma do Detetive é a sua inteligência e a formação profissional adequada.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  65. BRITO disse:

    o detetive particular podem trabalhar com a policia!

  66. BRITO disse:

    qual e o primeiro passo para mim oferecer o meu serviço para a policia como detetive particular

  67. BRITO disse:

    qual a autoridade que um detetive tem por favor me responda obrigado e boa tarde!

  68. BRITO disse:

    BOA TARDE SOU DEDETIVE POR FAVOR ME RESPONDA EU POSSO AJUDAR ATE MESMO O POLICIAL NA INVESTIGAÇAO COMO FAÇO PRA ME IDENTIFICAR COMO DETETIVE PERANTE A POLICIA. OBRIGADO BOATARDE!

  69. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Brito!

    Agradecemos os seus recados.

    Para trabalhar com a polícia é necessário ser aprovado em concurso público, de acordo com o que estabelece o art. 37, inciso II, da Constituição Federal.

    Orientamos a jamais interferir ou atrapalhar os trabalhos da polícia.

    Também orientamos que os casos criminais sejam deixados sob a responsabilidade exclusiva dos órgãos policiais.

    Invista em áreas mais rentáveis como as investigações de casos de traição conjugal e de localização de pessoas.

    Sobre as prerrogativas do Detetive Particular, informamos que são as mesmas conferidas aos demais cidadãos, não existindo qualquer tipo de privilégio especial.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  70. detetive paulo correia de alcantara disse:

    a arma do detetive é ; a inteligencia e descrição.

  71. tereza disse:

    depois de formado no curso de detetive terei q substituir meus documentos tipo indentidade e cpf e quando e q local usarei minha carteira de detetive e o distitivo

  72. Francisco Mesquita Braga disse:

    sou detetive particular posso tira o porte de arma

  73. Detetive Marcelo disse:

    Policiais que não estejam de serviço pode portar arma ?

  74. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Francisco!

    Agradecemos o seu contato.

    Sobre o porte de arma, informamos que o tema é disciplinado por lei federal, a qual autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais.

    Se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo.

    Mas lembre-se: você, como Detetive Particular, não deve possuir uma arma sem o devido registro e sem o devido porte, pois, nesse caso, estaria agindo em desacordo com a lei.

    É importante não esquecer que a principal arma do Detetive é a sua inteligência e a formação profissional adequada.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  75. Equipe INVESTIG disse:

    Prezada Tereza!

    Agradecemos o seu contato.

    Após a conclusão no curso de Detetive Particular não será necessário modificar quaisquer documentos de identificação pessoal.

    A carteira de Detetive Particular (também chamada de carteira profissional) – enviada ao final do curso, após o aluno ser aprovado nas duas provas de acompanhamento – serve para demonstrar ao seu cliente, quando solicitado por este, sua qualificação e que você está apta a desempenhar a profissão de Detetive Particular. Não recomendamos o uso de forma visível (lado de fora de suas roupas), especialmente ao transitar pelas ruas (em locais públicos), pois todos saberão que você é uma Detetive Particular, o que poderá atrapalhar suas investigações. Lembre-se de sempre agir com discrição.

    O brasão de metal (distintivo) – enviado ao final do curso, tem a mesma finalidade da carteira de Detetive Particular.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  76. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Detetive Marcelo!

    Agradecemos o seu contato.

    Em princípio, os policiais, mesmo que não estejam em serviço, podem portar arma de fogo.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  77. 007 disse:

    ESTOU REGISTRANDO UMA EMPRESA DE INVESTIGAÇÃO,GOSTARIA DE SABER EM QUAL ORGÃO DA POLICIA POSSO ESTA FAZENDO O REGISTRO DA MESMA.

    DELEGACIA,COMANDO DA PM OU SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA.

    “SERÁ REGISTRADA NA BAHIA”

  78. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado 007!

    Agradecemos o seu contato.

    Se a sua empresa for apenas de investigação, não é necessário o registro em qualquer órgão policial, tampouco na Polícia Militar ou na Secretaria de Segurança.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  79. REGINALDO disse:

    ola meu nome e reginaldo e fiz o curso a pouco tempo e gostaria de saber quais a autoridade que um detetive pode ter? posso prender uma pessoa por desacato a autoridade de detetive
    me mandem resposta pelo e mail abaixo por favor

    reginaldoangello@yahoo.com.br

  80. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Reginaldo!

    O Detetive Particular possui os mesmos direitos e obrigações que as demais pessoas, não possuindo privilégios especiais, razão pela qual não dispõe de autoridade policial e, portanto, não deve efetuar prisões.

    Lembre-se que o diferencial de um Detetive Particular deve ser o seu conhecimento, as suas habilidades, a sua inteligência.

    Esperamos ter lhe ajduado.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  81. David disse:

    Caro colela

    sou agente de segurança de medida socio educativa(em meados trabalho em presidio de menores).sou servidor publico estadual e tenho 23 anos mas por causa da atividade afim venho sofrendo ameças(prestando sempre Boletim de ocorrência) quero saber se com a minha idade posso adquirir o porte de arma.

  82. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado David!

    Agradecemos o seu contato.

    No seu caso, recomendamos que você consulte a polícia (civil ou federal) de sua cidade (responsável pela emissão dos portes de arma de fogo).

    Mas é importante não esquecer que a principal arma do Detetive deve ser a sua inteligência e a formação profissional adequada.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  83. Alan disse:

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Pretendo adquirir uma arma legalmente, mas estou com receio de gastar dinheiro no curso de segurança privada e depois não poder, pois já respondi a inquérito policial, o qual resultou na prestação de serviços à comunidade. Tenho todas as certidões negativas. Porém na delegacia consta meu registro de T.C.O. Não quero porte, apenas a arma. Tenho emprego fixo mas gostaria mesmo de atuar na área de segurança, pois tenho contatos que podem me ajudar a crescer na empreza. Então gostaria de saber se o fato de eu já ter respondido a inquério é impeditivo para o registro. Agradeço muito se puder responder.

  84. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Alan!

    Agradecemos o seu contato.

    Conforme já ressaltamos anteriormente, a principal arma do Detetive Particular deve ser a sua INTELIGÊNCIA e o preparo profissional adequado. Dessa forma, não recomendamos e não vemos necessidade de o Detetive portar arma de fogo para realizar suas investigações. Caso o local em que for necessário realizar a investigação seja muito perigoso, recomendamos não aceitar o trabalho, explicando suas razões ao cliente.

    Além disso, informamos que o uso de arma de fogo é disciplinado por lei federal (Lei 10.826/2003) que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais. Assim, se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia (civil ou federal) de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo. Mas lembre-se: você, como detetive particular, não deve possuir uma arma sem o devido registro e sem o devido porte, pois, nesse caso, estaria agindo em desacordo com a lei.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  85. fabricio disse:

    Olá! Fui vigilante bancário durante 4 anos por empresa legalizada junto a PF, atualmente sou guarda municipal concursado de uma cidade com mas de 50 mil habitantes, gostaria de saber se me enquadro nas exigências para adquirir porte de arma de fogo por 24hs junto a policia federal da lei 10826-03. desde já agradeço! Obrigado.

  86. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Fabricio!

    Agradecemos o seu contato.

    Os requisitos específicos exigidos para porte de arma devem ser verificados junto à própria Polícia Federal.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  87. deborah disse:

    Boa tarde!

    gostaria de saber se vocês tem algum modelo de requerimento para empresário para aquisição de arma de fogo, sem o porte.

    grata

    Deborah

  88. Equipe INVESTIG disse:

    Prezada Deborah!

    Agradecemos o seu contato.

    Para adquirir uma arma de fogo é necessário que você se dirija à Polícia Federal e apresente diversos documentos e condições, dentre eles:

    (a) ter idade mínima de 25 anos;
    (b) cópias autenticadas ou original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência;
    (c) declaração escrita da efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido;
    (d) comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;
    (e) apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita;
    (f) comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, que deverá ser atestado por instrutor de armamento e tiro e psicólogo credenciado pela Polícia Federal;
    (g) 1 (uma) foto 3×4 recente.

    Lembramos que tanto o cidadão comum quanto Detetive Particular, não devem possuir uma arma sem o devido registro e sem o devido porte, pois, nesse caso, estaria agindo em desacordo com a lei.

    Ressalatamos ainda que a principal arma do Detetive Particular deve ser a sua INTELIGÊNCIA e o preparo profissional adequado. Dessa forma, não recomendamos e não vemos necessidade de o Detetive portar arma de fogo para realizar suas investigações.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  89. marina disse:

    ola,
    Tenho uma duvida em relação ao porte de arma de fogo;

    Estou terminando minhas especializações em Odontologia Legal e outra de Pericia Criminal e Biologia Forense.
    Pretendo prestar qualquer concurso publico na area, mas enquanto isso nao acontece, gostaria de saber se possso obter o porte pelo motivo de ja estar prestando assistencia tecnica em alguns casos que envolvem a Odontologia, sendo os mesmos de processos administrativos, civil e as vezes penal.
    No caso, sou Perita Judicial, contratada as vezes por um colega cirurgiao dentista ou alguma empresa.
    Seria possivel a obtencao do porte? e como fazer a apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita neste caso?
    Obrigada,

  90. Equipe INVESTIG disse:

    Prezada Marina!

    Agradecemos o seu contato.

    Sua atividade profissional, ao que tudo indica, não oferece risco ou ameaça à sua integridade física. Em face disso, torna-se difícil a obtenção do porte de arma de fogo.

    Sobre os requisitos específicos do porte de arma, recomendamos que você leia o texto do mês de maio de 2011 deste Blog.

    Além disso, você poderá consultar diretamente a Polícia Federal de sua cidade, que poderá lhe esclarecer sobre os procedimentos para obter o porte de arma.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  91. jose façanha neto disse:

    boa noite,coronel sou detetive particular e investigador privado,fiz os dois cursos
    gostaria de me especializar,em curso de tiro,mais nada de treinamento de armas;
    de fogo,meu obijetivo em me especializar em tcnas de imformaçoes e comerciais e industrias,a investig, tem esse curso onde poderei evoluir em todo sentido na
    area privada,mestre eu gostaria de sua resposta atraveis do meu imael, por favor.

    um forte abraço.
    jose façanha neto.

  92. jose façanha neto disse:

    essa organizaçao e otima,coronel e um mestre em tcnas de investigaçao.

  93. Walnei disse:

    Boa noite!

    Caro coronel trabalho em uma empresa que tem lojas em Shopings em SP e faço retirada de malotes financeiros das lojas para a central, porém sou gerente de loja e não há nada que comprove que transporto valores pela empresa, como poderia proceder para obiter porte de arma?
    Tenho arma sou atirador com CR só tenho GT.
    Será que me enguadro na efetiva necessidade?

    ABÇ

    AT WK

  94. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Walnei!

    Agradecemos o seu contato.

    Os requisitos específicos para obter o porte de arma de fogo estão no texto de maio de 2011 do Blog. Conforme lá observamos, para obter o porte de arma de fogo o cidadão deve dirigir-se a uma unidade da Polícia Federal (PF) munido de um requerimento preenchido (obtido na própria PF), além de apresentar os seguintes documentos e condições:

    (a) ter idade mínima de 25 anos;

    (b) cópias autenticadas ou original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência;

    (c) declaração escrita da efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido, principalmente no tocante ao exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física;

    (d) comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;

    (e) apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa;

    (f) comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo;

    (g) cópia do certificado de registro de arma de fogo;

    (h) 1 (uma) foto 3×4 recente.

    Acreditamos que o seu trabalho se enquadra na “efetiva necessidade”, porém é necessário que também os demais requisitos sejam preenchidos.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  95. Renan disse:

    Olá ,boa noite.
    Trabalho em uma empresa no qual a ocupação é no setor financeiro.
    transporte de dinheiros de um banco para o outro ou da empresa para o banco. e sou dono de um Restaurante e lido com o dinheiro tbm tenho 22 anos . posso tirar o porte ?

  96. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Renan!

    Agradecemos o seu contato.

    Considerando que você não se enquadra em nenhum dos casos previstos no art. 6º da Lei 10.826/2003, a idade mínima para obter o porte de arma é de 25 anos.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  97. leandro disse:

    Boa noite,eu gostaria de saber qual a diferença do curso de detetive nao ser registrado e ser registrado .por favor responda enviando pra meu imail.obrigado

  98. Dorival Donizetti Assoni disse:

    Oi boa noite, eu sou escrivao ad hoc na delegacia de minha cidade e gostaira de saber se exercendo esta funcao fica mais facil de tirar o porte de arma? E o quais os procedimentos que devo fazer? Desde ja agradeco sua atencao,obrigado.

  99. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Leandro!

    Agradecemos o seu contato.

    Tendo em vista que o Curso de Detetive Particular é profissionalizante, ou seja, ensina ao aluno uma profissão (ensina a trabalhar como investigador privado), não é necessário o registro junto ao MEC (Ministério da Educação). O registro/reconhecimento do MEC só é necessário para cursos de ensino superior (cursos universitários), como, por exemplo, os cursos de Medicina, Engenharia, Enfermagem, etc.

    Lembramos que o IPR, fundado em 1974 e responsável pela formação profissional de mais de 5 milhões de brasileiros, está devidamente cadastrado junto Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul sob o nº 540/99.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  100. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Dorival!

    Agrademos a sua participação em nosso Blog.

    Orientamos que você solicite uma cópia da portaria de sua nomeação como escrivão “ad hoc” e procure a Polícia Federal mais próxima de sua casa.

    Somente a Polícia Federal poderá lhe informar com precisão se você poderá ou não obter o porte de arma de fogo, ou seja, se você preenche os requisitos da legislação em vigor.

    Quanto aos procedimentos para a obtenção do porte de arma de fogo, recomendamos a leitura do texto de maio de 2011 de nosso Blog.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  101. Eduardo disse:

    boa tarde sou gurada municipal não tenho porte de arma institucional , gostaria de saber se posso tirar o porte de arma particular.

  102. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Eduardo!

    Agradecemos o seu contato.

    Sobre os requisitos específicos do porte de arma, recomendamos que você leia o texto do mês de maio de 2011 deste Blog.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  103. talita santos silva disse:

    meu sonho e ser investgadora com quantos anos eu posso comesar pq hj eu tenho 16 anos estou na 8 serie ;mas e muito simulaçao na cabeça da pessoa e muito pessado este trabalha ainda mais pra uma mulher

  104. Equipe INVESTIG disse:

    Prezada Talita!

    Agradecemos o seu contato.

    Sobre a definição de idade para você começar a trabalhar como Detetive Particular, salientamos que não existe uma idade “certa”. Para começar a trabalhar, é necessário essencialmente que você se sinta suficientemente treinada, com os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  105. jocelo lima da mata disse:

    : boa noite sou vigilante qual o primeiro passo pra tenta tira meu port de arma eu trabalho como segurança particular mas nao uso arma
    ►obrigado

  106. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Jocelo!

    Agradecemos a sua participação.

    O primeiro passo recomendado é que você compareça a uma unidade da Polícia Federal para obter as informações detalhadas.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  107. RICARDO disse:

    Boa noite , gostaria de adquirir um porte de arma de fogo , pois tenho a intenção de trablhar como segurança , mas já tive passagem pela Policia pelo artigo 171 , mas não aconteceu nada pois só esclareci fui pego como laranja mas ainda consta no meus antecedentes criminais.

  108. resende disse:

    bom dia coronel!! sou bombeiro civil e gente de segurança privada e logo-logo um detetive profissional. gostaria de saber se primeiro tiro toda a documentaçao para o porte de arma ou primeiro compro a arma? qual é a ordem que devo cmprir?

  109. luis henrique disse:

    CORONEL ME FORMEI COMO DETETIVE CRIMINAL TENHO 32 ANOS TENHO CURSO DE VIGILANTE EU POSSO TIRAR O PORTE DE ARMA OBRIGADO.

  110. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Resende!

    Agradecemos a sua participação em nosso Blog.

    Não recomendamos o uso de arma de fogo, pois a principal arma do Detetive Particular deve ser a sua inteligência, bem como o preparo profissional adequado.

    Recomendamos que você, inicialmente, verifique se atende a todas as condições para obter o porte de arma. Pois de nada adiantará você possuir uma arma se não puder portá-la.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  111. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Ricardo!

    Agradecemos o seu contato.

    Aconselhamos que você procure a polícia de sua cidade para informar-se acerca da possibilidade de obter o porte de arma de fogo.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  112. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Luis Henrique!

    Agradecemos a sua participação em nosso Blog.

    Não recomendamos o uso de arma de fogo, pois a principal arma do Detetive Particular deve ser a sua inteligência, bem como o preparo profissional adequado.

    Aconselhamos que você procure a polícia de sua cidade para informar-se acerca da possibilidade de obter o porte de arma de fogo.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  113. marllony disse:

    Bom dia
    gostaria de saber se uma empresa de importação pode registrar uma arma em seu nome para uso dos seguranças da mesma?
    Obg..

  114. albino disse:

    olá um dett part pode ter porte de arma e como faser para obter obrigado

  115. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Marlony!

    Agrademos a sua participação.

    Sobre o registro de armas, recomendamos que você consulte diretamente a Polícia Federal de sua cidade.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  116. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Albino!

    Agradecemos o seu contato.

    Conforme já ressaltamos acima, não recomendamos o uso de arma de fogo, pois a principal arma do Detetive Particular deve ser a sua inteligência, bem como o preparo profissional adequado.

    Aconselhamos que você procure a polícia de sua cidade para informar-se acerca da possibilidade de obter o porte de arma de fogo.

    Sobre o tema, recomendamos também a leitura do texto de maio de 2011 deste Blog.

    Esperamos ter ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  117. Fiuza disse:

    Caro amigo, Eu tenho duas duvidas, 1º =Eu tenho uma arma com registro vencido, e quero comprar outra arma, havera problema se eu der entrata no pedido de autorizaçao para compra de uma nova arma tendo esse registro vencido.
    2º= Eu posso dar entrada no pedido de autorização de compra e renovação de registro juntos com as mesmas certidões e testes de aptidão tecnica e piscologica.

  118. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Fiuza!

    Agradecemos o seu contato.

    O revendedor autorizado de arma de fogo poderá lhe ajudar a providenciar esse segundo registro. No entanto, acreditamos que a Polícia Federal não liberará tal autorização, em face do registro que está vencido. Assim, recomendamos que, antes de tudo, você regularize a situação em relação à primeira arma.

    Quanto às certidões e testes de aptidão técnica e psicológica, é preciso observar a data de validade de cada documento.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  119. Fiuza disse:

    Caros amigos a investig, só mais uma coisa, as certidões da J. federal, militar e eleitoral, eu sei que tem validade de 90 dias, mais os testes de tiro e psicotecnico, não vem dizendo nada, poderia me esclarecer se essas certidões tem uma validade especifica em lei. Fiuza Mat: 640.388-8

  120. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Fiuza!

    Agradecemos o seu contato.

    O tempo de validade da avaliação de capacidade técnica e do teste psicoténico devem ser questionados diretamente na Polícia Federal.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  121. edson gil nascimento pinto disse:

    coronel eu sou vigilante ha 24 anos e gostaria de saber se eu posso obter um porte de arma e se ja foi liberado em brasilia um abraço edson gil

  122. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Edson!

    Agradecemos o seu contato.

    Desde que preenchidos os requisitos constantes na legislação em vigor, você poderá, sim, obter o porte de arma de fogo.

    Para maiores detalhes sobre o tema, recomendamos a leitura do texto de maio de 2011 em nosso Blog.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  123. Osvaldo Bolina disse:

    Gostaria de saber se vocês tem um modelo da declaração a ser preenchida citando quais são os motivos para aquisição da arma de fogo. Eu trabalho como Agente de Segurança penitenciário. Se tiver um modelo, gostaria que me enviasse por email.

    Certo da sua atenção, desde já lhe agradeço.

  124. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Osvaldo!

    Agradecemos a sua participação no Blog INVESTIG.

    Não há um modelo específico, pois você deverá listar qual é o motivo, ou seja, a efetiva necessidade de ter porte de arma de fogo, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido, principalmente no tocante ao exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física.

    Em outras palavras: você deverá dizer por que precisa fazer uso de arma de fogo.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  125. Rogger disse:

    Olá , sou vigilante tenho 21 anos e gostaria de saber se tendo 21 anos seria possivel adquirir o registro de arma de fogo para aquisição de uma mesma para residencia pois meu bairro é muito perigoso , tendo em vista que o porte de arma de fogo é somente para maiores de 25 anos , Grato pela antenção !

  126. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Rogger!

    Agradecemos o seu contato.

    O seu caso, em tese, não se enquadra nas hipóteses previstas na Lei 10.826/2003, o que inviabiliza, no momento, a obtenção do porte de arma de fogo.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  127. Carlos disse:

    Boa noite, dei entrada no requerimento de porte de arma na policia federal, houve o primeiro indeferimento e posteriormente fiz o pedido de reconsideração ao superintendente e soube que foi indeferido também, sou funcionário de um banco do governo federal e trabalho com vistoria de aplicação de recusos e fiscalização tendo em vista que os recusos utilizados são do FNE (fundo Constitucional para desenvolvimento do Nordeste). Verificamos muitas fraudes, os trabalhos são basicamente externos e em localidades remotas. Vejo que estão indeferindo tudo! O que faço?

  128. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Carlos!

    Agradecemos o seu contato.

    O porte de arma, mesmo quando apresentados todos os documentos necessários para a sua obtenção, pode ser negado pela Polícia Federal, pois se trata de um ato discricionário.

    No entanto, mesmo sendo um ato discricionário, é preciso que o indeferimento seja motivado. Verifique o que está impedindo a concessão dessa autorização.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  129. José Carlos Felix disse:

    Olá eu trabalho de motorista particular para um grande empresario no RJ e um filho dele que é deputado estadual,eles são muitos cautelosos com sua segurança,gostaria de saber como eu faço para tirar o porte de arma para servilos durante o período de trabalho.Claro que já tenho a altorização deles,por favor espero que vcs entre em contato comigo através do meu email

  130. Bruno disse:

    O fato de morar junto com um Policial (Meu irmão) é prerrogativa para aceitarem o pedido de porte de arma desde que todos os outros pré-requisitos forem cumpridos?

    Desde já agradeço.

  131. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Bruno!

    Agradecemos a sua participação no Blog do INVESTIG.

    O fato de morar junto com um policial (no caso, o seu irmão) não permite ou viabiliza, por si só, a obtenção do porte de arma.

    Mas se todos os pré-requisitos estão atendidos (de acordo com a Lei 10.826/2003), a possibilidade de obter o porte de arma de fogo fica ampliada.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  132. jonathas disse:

    Boa noite, gostaria de saber se sendo detetive criminal posso atuar na are de crimes virtuais? Obrigado

  133. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Jonathas!

    Agradecemos o seu contato.

    Sim, você sendo um Detetive Particular pode atuar na área de crimes virtuais. Na seara criminal, está crescendo muito a procura pelos chamados “ciberdetetives” (ou Detetives Virtuais) para identificar injúrias e calúnias feitas pela internet, bem como identificar os responsáveis por invasões em sites e sistemas corporativos.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  134. RHENDER disse:

    Acabei de fazer minha matricula p/ DETETIVE particular e predendo ter port de arma, servi em 1996 no exercito brasileiro, ond fiz o curso de CFC ( curso de formação de cabo ) e obtive em 1º lugar na minha QM ( qualificação militar ) e instruções de armamentos.atualmetne estou atuando na area de contabilidade e pretendo atuar nessa area DETETIVE PARTICULAR, e futuramente obter porte de arma.
    …p/ detetive é + facil e ou ajuda.

  135. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Rhender!

    Agradecemos o seu contato.

    A principal arma do Detetive Particular deve ser a sua inteligência e o preparo profissional adequado. Dessa forma, não recomendamos e não vemos necessidade de o Investigador Privado portar arma de fogo para realizar suas investigações. Caso o local em que for necessário realizar a investigação seja muito perigoso, recomendamos não aceitar o trabalho, explicando suas razões ao cliente. Além disso, informamos que o uso de arma de fogo é disciplinado por lei federal (Lei 10.826/2003) que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais. Assim, se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à Polícia Federal de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo. Mas lembre-se: você, como Detetive Particular, não deve possuir uma arma sem o devido registro e sem o devido porte, pois, nesse caso, estaria agindo em desacordo com a lei.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  136. geovane disse:

    Sr. Coronel.
    Gostaria de obter uma informação, a policia federal tem prazo determinado por lei para da o parecer a favor ou contra, para quem preenche o requirimento para obter o porte de arma.
    por favor me informe.
    muito grato…

  137. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Geovane!

    Agradecemos o seu contato.

    O prazo do parecer da Polícia Federal quanto à concessão do porte de arma é discricionário, ou seja, não há uma lei determinando um tempo específico. A Polícia Federal faz uma consulta nacional aos sistemas de segurança para saber se o requerente possui restrições. Assim, tudo vai depender do tempo necessário a estas consultas e do cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do porte.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  138. Raimundo Nonato da Silva disse:

    meu nome é Raimundo Nonato da silva toda via tive vontade de ser um agente secreto ou um detetive só tenho o ensino medio como fazer e o que fazer para chegar ao meu objetivo.

  139. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Raimundo!

    Agradecemos o seu contato.

    O primeiro passo é se qualificar adequadamente para exercer sua profissão de forma segura e correta. E, para tanto, temos o Curso de Detetive Particular INVESTIG.

    O Curso de Detetive Particular é uma oportunidade de você se profissionalizar e auferir boa renda, trabalhando de maneira autônoma (por conta própria) ou, mesmo, prestando serviços para empresas. O objetivo da equipe INVESTIG-IPR é ensinar, auxiliar e aprimorar técnicas para a execução dessa atividade, utilizando métodos práticos e científicos que são o alicerce para o sucesso da investigação. A equipe de professores aborda as técnicas empregadas por detetives de sucesso, bem como traz conceitos e conhecimentos de outras áreas que também são importantes para o exercício da profissão, para que nosso aluno possa atuar de forma segura, profissional e ética. Além do material didático (que é de fácil entendimento), você conta com uma equipe de professores qualificados, que acompanharão os seus estudos, ajudarão em suas dificuldades e servirão de apoio nesta etapa de estudos. Sua escolaridade é suficiente para fazer o Curso de Detetive Particular.

    Para efetivar sua matrícula no Curso de Detetive Particular do INVESTIG-IPR, você poderá acessar o nosso site http://www.ipr.com.br , entrar em contato direto com a Professora Débora pelo e-mail central@preus.com.br ou ligar para nossa central de atendimento pelo telefone 0xx51 3711-4000, e falar com a Professora Regina.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  140. rafael silva disse:

    ola amigo eu queria saber se fazendo o curso de detetive particular ja vem com o porte de arma? concluindo o curso ja posso comprar uma arma. pq e um trabalho de risco.

  141. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Rafael!

    Agradecemos o seu contato.

    O Curso de Detetive Particular não fornece porte de arma de fogo. Assim, se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia (civil ou federal) de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo.

    Além disso, não recomendamos e não vemos necessidade de o Detetive Particular portar arma de fogo para realizar investigações. A principal “arma” a ser utilizada deve ser a inteligência aliada à formação profissional de qualidade.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  142. Daniel Rodrigues Barbosa disse:

    Olá,boa tarde! Olha, é com muito prazer falar com vocês neste momento, fiz o curso de Detetive Particular no “IPR” em 2008, eu gostaria muito de saber, tenho o curso de Detetive Particular, posso registrar na polícia como tal mesmo não estando exercendo?
    Amigos(as) tenho muita vontade de trabalhar na lei, como por exemplo: trabalhar na polícia civil como fotógrafo nas perícias. Um dia eu chego lá em nome de jesus.
    Sabe, trabalho em uma empresa de segurança em Brasília/Distrito Federal no período noturno das 19h às 07h de Agente Predial, no local que trabalho tem muitos moradores de rua, quando eles passam na área, agente pede para se retirarem, alguns ficam valentes.
    Semana passada teve um dos moradores de rua querendo fumar maconha, eu disse para o mesmo sair de lá, ele não gostou ficou me ameaçando. Eu queria saber, se o agente predial pode usar porte de arma ou algema nesse local… Coronel em Brasília está muito perigoso de uns dias para cá, não só em Brasília, como também em todo lugar, no meu trabalho os moradores de rua consome muita droga, a polícia já teve lá varias vezes mas não tem jeito eles voltam.
    Tenho o curso de vigilante também.
    E um prazer falar com vocês! Até mais e que Deus abençoe todos vocês ai, um forte abraço.

  143. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Daniel!

    Agradecemos o seu contato.

    Os documentos enviados ao final do curso (após aprovação nas duas provas de acompanhamento) são suficientes para demonstrar que o profissional está apto a trabalhar. Não há necessidade de obter autorização (e nem estar registrado) de qualquer órgão público.

    Portanto, não é necessário obter licença de autoridades policiais ou entidades públicas para poder trabalhar como Detetive.

    Também é importante lembrar que não é necessário “validar a credencial ou a carteira profissional” junto a órgãos públicos.

    Sobre o porte de arma e o uso de algemas em seu trabalho de vigilante, recomendamos que você converse com o administrador da empresa.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  144. Welison Lapa disse:

    Coronel já estou com todos os doculmentos citados pela PF mas tenho um grande duvida sobre a idade, eu tenho 23 anos vou fazer 24 esse ano ainda eu posso tirar o porte? Grato:Welison Lapa

  145. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Welison!

    Agradecemos o seu contato.

    Como regra geral, o art. 28 da Lei 10.826 proíbe a aquisição de arma de fogo a menores de 25 anos.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  146. Daniel Rodrigues Barbosa disse:

    Olá Coronel Alves,só estou escrevendo esta,somente para tirar uma dúvida.Senhor,para mim que tenho o curso de Detetive Particular,mesmo não estando exercendo a profissão,se eu estiver dentro de um salão de festa e entrar a autoridade {Polícia Militar}pedindo para todos colocarem a mão na parede para revista lo.Eu por exemplo,posso mostrar para os mesmos a carteira de Detetive,ou devo fazer o que estão mandando?Sabe,eu detesto ser revistado.Apesar que eu sou uma pessoa do bem,eu sei que isso é o trabalho da polícia.Coronel,eu devo mostrar a carteira ou não?Eu acho que na carteira de Detetive Particular,deveria ter um numero de identificação do detetive.Obrigado Coronel,tenha um ótimo trabalho,que Deus abençoe o senhor e toda a sua equipe.Um forte abraço.

  147. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Daniel!

    Agradecemos a sua participação.

    O Detetive Particular possui os mesmos direitos e obrigações que as demais pessoas.

    Lembramos que, sempre que for abordado, verifique a necessidade de identificar-se como Detetive, pois você pode, muitas vezes, resolver o problema sem se identificar como investigador privado.

    Observe, também, que a principal função da Carteira de Detetive Particular é demonstrar que você concluiu o Curso e que está apto a trabalhar como Detetive.

    Portanto, na situação específica que você referiu, não aconselhamos apresentar sua Carteira de Detetive Particular.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  148. investigador maurício mendes disse:

    Caro amigo sou segurança do juiz criminal e tenho uma agência de investigação Ja tem 30 dias e a minha autorizasão a indagar não chegou

  149. willian guimaraes disse:

    eu fiz o curso completo mas estou com dificuldade para trabalhar na área, como devo fazer?
    como e onde devo procurar ajuda para trabalhar?
    Afinal foi com essa finalidade que gastei tanto com este curso.

  150. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Willian!

    Agradecemos o seu contato.

    Você pode começar trabalhando para alguma agência de investigação ou de forma autônoma.

    Um ramo de trabalho muito interessante a ser explorado pelos Detetives Particulares é o assessoramento de advogados. Em muitas cidades os escritórios de advocacia contratam Detetives Particulares para auxiliar na localização de pessoas e de bens de devedores. O Detetive também poderá auxiliar o advogado a encontrar testemunhas e demais provas necessárias para o ajuizamento de ações judiciais.

    Aconselhamos também a investir na divulgação do seu trabalho (pode ser em rádio, jornal, panfletos, internet, cartões de visitas, etc.). Com um pouco de persistência você logo conseguirá seus primeiros clientes! Também é importante divulgar seu trabalho em cidades próximas à qual você reside.

    Em nosso Blog há diversos relatos de colegas que conseguiram superar essas dificuldades iniciais e alcançar o sucesso profissional.

    Recomendamos, por fim, a leitura dos textos na categoria “sucesso profissional” e o texto “O bê-á-bá do início das investigações”, na categoria “investigações” em nosso Blog.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  151. Gouvea disse:

    Caro Coronel Alves boa tarde!

    Tenho um sitio e quero vir mora futuramente, mas vejo que vem tendo ataque de roubo e o os ladrões não satisfeitos acaba até abusando da própria família.
    Analisando essa situação estou com muito receio de ir mora, mas queria mora lá por ter espaço para meu cria mento de animais em fim.
    Posso ter uma arma legalizada para minha proteção dentro da minha propriedade?
    E se um ladrão desse entra na minha propriedade armado tem direito de me defender?

    Desde já agradeço sua atenção e a melhor orientação.

    Agradecido.

  152. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Gouvea!

    Agradecemos o seu contato.

    Aconselhamos você a se informar com a polícia local sobre o que está sendo feito em relação ao aumento da criminalidade.

    Sobre o porte de arma, aconselhamos que você procure a Polícia Federal mais próxima de sua residência e informe-se sobre a possibilidade, considerando os índices de violência do local em que fica o seu sítio, de obtenção do porte de arma de fogo.

    Jamais adquira uma arma de fogo sem o devido registro e sem obter o porte.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  153. Nataniel Oliveira disse:

    Ilmo. Cel. Alves.
    Pergunto a o sr. se reporter policial que inclusive já recebeu 03 ameaças de morte e uma tentativa, não se enquadra neste quisito do porte de arma.-
    Eu sou Reporter policial, Rádio CBN – SC já possuo arma com registro e pretendo tirar o porte para poder usar a arma para a minha segurança pessoal e de minha familia.- gostaria de uma resposta sua.-
    Sem Mais:
    Meus agradecimentos por sua atenção.-
    Nataniel Oliveira
    Jornalista
    DRT-RS-1336

  154. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Nataniel!

    Agradecemos o seu contato.

    A “efetiva necessidade” (art. 10, § 1º, inciso I, da Lei 10.826/2003), que é um requisito para a obtenção do porte de arma de fogo, deve ser demonstrada à Polícia Federal. Cabe somente à Polícia Federal a análise de tal requisito. No entanto, ressaltamos que todos os demais requisitos exigidos pela lei também devem estar presentes.

    Esperamos ter ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  155. felipe disse:

    Boa tarde Coronel, sou Policial Militar, e gostaria de saber se posso atuar como detetive particular nas folgas? obrigado

  156. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Felipe!

    Agradecemos o seu contato.

    Aconselhamos você a consultar o estatuto da Polícia Militar de seu Estado para saber se é possível trabalhar como Detetive Particular em suas horas de folga.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  157. dr. André Evaristo Marcondes Cesar disse:

    Como cidadão de bem, sem ficha criminal, trabalhador e de excelente nível sócio-econômico, me considero no direito básico à defesa pessoal e patrimonial, principalmente num país onde a segurança pública está caótica e o medo toma conta da população civil.
    Já tenho CR, mas não me enquadro nos requisitos de “necessidade para aquisição de porte”.
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de conseguir o porte através de mandado judicial ou processo jurídico.
    Grato, dr. André E. Marcondes Cesar

  158. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado André!

    Agradecemos o seu contato.

    De acordo com o artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal, “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”.

    Portanto, é possível que você busque a garantia de seus direitos junto ao Poder Judiciário.

    Sobre a possibilidade de êxito em eventual demanda, esclarecemos que vai depender muito das circunstâncias e especificidades do caso concreto.

    Em face disso, é importante que você busque orientação e auxílio junto a um profissional da advocacia.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  159. fernandes disse:

    equipe investigaçao, , sou detetive proficional criminal,, sera que eu estou dentro das normas para conseguir obter um porte de arma junto a policia federal ,aguardo a resposta obrigado, mineirinho

  160. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Fernandes!

    Agradecemos o seu contato.

    Aconselhamos você a procurar a unidade da Polícia Federal mais perto de sua residência para saber se preenche todos os requisitos da Lei 10.826/2003.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  161. justinofloreciodonascimentono disse:

    estou fazendo o curso de detetivi particular depois QUE EU FASE O CURSO EU POSSO FASE UM PORTE?

  162. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Justino!

    Agradecemos o seu contato em nosso Blog.

    A principal arma do Detetive Particular deve ser a sua INTELIGÊNCIA e o preparo profissional adequado. Dessa forma, não recomendamos e não vemos necessidade de o Detetive portar arma de fogo para realizar suas investigações. Caso o local em que for necessário realizar a investigação seja muito perigoso, recomendamos não aceitar o trabalho, explicando suas razões ao cliente. Além disso, informamos que o uso de arma de fogo é disciplinado por lei federal (Lei 10.826/2003) que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais.

    Assim, se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia (civil ou federal) de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  163. monielson Alcides da silva disse:

    Prezado Amigos vou fazer o cursos de detetive particular e gostaria de saber se quando estiver trabalhando e for abortado por policial federal eu posso apresentar a carteira de investigação sim ou não. Obrigado.

  164. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Monielson!

    Agradecemos o seu contato.

    Enviada ao final do curso, após o aluno ser aprovado nas duas provas de acompanhamento, a carteira de Detetive Particular serve para demonstrar ao cliente, quando solicitado, a qualificação do profissional e que possui aptidão para desempenhar a profissão de Detetive Particular. Não recomendamos o uso de forma visível (lado de fora de roupas), especialmente ao transitar pelas ruas (em locais públicos), pois todos que a virem saberão que a pessoa é um investigador privado, o que poderá atrapalhar as investigações.

    Lembramos que se você estiver agindo conforme a lei, não poderá haver qualquer impedimento de realização do seu trabalho, ou seja, você pode desenvolver a sua atividade de investigação privada sem sofrer quaisquer restrições.

    Quando você for abordado, verifique a necessidade de identificar-se como Detetive Particular, pois você pode, muitas vezes, resolver o problema sem se identificar como investigador privado.

    Lembre-se de sempre agir com discrição, evitando chamar a atenção.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  165. Aparecida Felipe Custódio disse:

    Sou detetive, alguns anos pois, hoje tenho 65 anos ñ psso abandonar tenho paixão pelo que faço…tenho arma registrada á uns trinta anos gostaria de saber se preciso fazer todos aqueles critérios ou seja ,hoje fico um pouco preocupada pela idade,mas jamais abandonarei , fico muito grata pela resposta .

  166. Lopes disse:

    se eu estiver em uma investigação e a policia me abordar e pedir meus documento e perguntar o que eu estou fazendo, o que falo?

  167. Equipe INVESTIG disse:

    Prezada Aparecida!

    Agradecemos o seu contato.

    Mesmo considerando toda a sua situação, você precisará seguir todas as recomendações legais para a obtenção do porte de arma de fogo.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  168. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Lopes!

    Agradecemos o seu contato.

    Se você estiver agindo conforme a lei, não poderá haver qualquer impedimento de realização do seu trabalho, ou seja, você pode desenvolver a sua atividade de investigação privada sem sofrer quaisquer restrições. Quando você for abordado, verifique a necessidade de identificar-se como Detetive, pois você pode, muitas vezes, resolver o problema sem se identificar como investigador privado. Mas se você notar que os policiais estão desconfiados de você, converse com eles com tranquilidade, explicando que está somente fazendo o seu trabalho.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  169. SILVIO LEANDRO disse:

    OLA , BOM DIA SOU FUNCIONARIO DE UMA EMPRESA DE SEGURANÇA , E PRESTO SERVIÇO VIP DE UM CLIENTE, POREM TENHO HORARIO DE SERVIÇO AO IR EMBORA POSSO PORTAR ARMA DA EMPRASA NO DESLOCAMENTO ATE A EMPRESA PARA GUARDAR A ARMA SEM O VIP

  170. Damião disse:

    Eu quero fazer o curso de detetive particular e gostaria que vocês me orientassem e me fala-se quais são os primeiros passos para para começar o curso.

    Obrigado!!!!!

  171. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Damião!

    Agradecemos o seu contato.

    O Curso de Detetive Particular, desenvolvido pelo INVESTIG (Instituto de Inteligência e Investigação) juntamente com o IPR (Instituto Padre Reus), tem como objetivo oportunizar o seu desenvolvimento profissional com qualidade.

    O objetivo da Equipe INVESTIG é ensinar, auxiliar e aprimorar técnicas para a execução dessa atividade, utilizando métodos práticos e científicos que são o alicerce para o sucesso da investigação.

    A equipe de professores aborda as técnicas empregadas por detetives de sucesso, bem como traz conceitos e conhecimentos de outras áreas que também são importantes para o exercício da profissão, para que o aluno possa atuar de forma segura, profissional e ética.

    O primeiro passo para começar o curso é efetivar sua matrícula no Curso de Detetive Particular INVESTIG. Para tanto você poderá acessar o nosso site http://www.ipr.com.br , entrar em contato direto com a Profª. Júlia pelo e-mail central@preus.com.br ou ligar para nossa central de atendimento pelo telefone 0xx51 3711 4000, e falar com a Profª. Regina.

    Se precisar de outras informações, estaremos à sua disposição através do e-mail investig@ipr.com.br .

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  172. alan jonatta chaves disse:

    oi eu posso tem porte de arma eu sou detetive particular

  173. Equipe Investig disse:

    Prezado Silvio Leandro!

    Agradecemos o seu contato.

    Com o devido porte de armas não há óbice em você se deslocar até a empresa para a devolução da arma.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  174. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Alan!

    Agradecemos o seu contato.

    A principal arma do Detetive Particular deve ser a sua INTELIGÊNCIA e o PREPARO PROFISSIONAL adequado. Dessa forma, não recomendamos e não vemos necessidade de o Detetive portar arma de fogo para realizar suas investigações. Caso o local em que for necessário realizar a investigação seja muito perigoso, recomendamos não aceitar o trabalho, explicando suas razões ao cliente. Além disso, informamos que o uso de arma de fogo é disciplinado por lei federal (Lei 10.826/2003) que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais. Assim, se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia (civil ou federal) de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo. Mas lembre-se: você, como Detetive Particular, não deve possuir uma arma sem o devido registro e sem o devido porte, pois, nesse caso, estaria agindo em desacordo com a lei.

    Forte abraço!

    Equipe INVESTIG

  175. Damião disse:

    sim mas quando eu me tornar um detetive profissional como é que vai chegar serviço para mim investigar e mandado das delegaçia ou o pessoal me procura na minha residencia? Me respondo, ok…

  176. Fabio disse:

    Olá, sou funcionário publico municipal e há aproximadamente um ano trabalho na delegacia como escrivão ad hoc…trabalho sozinho no plantão noturno e gostaria de saber se neste caso, existe a possibilidade de conseguir porte de arma…grato

  177. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Damião!

    Agradecemos o seu contato.

    O trabalho de um Detetive Particular não se restringe apenas a casos criminais. Em sua maioria, os casos investigados pelos Detetives são de âmbito privado (como, por exemplo, investigações de traições, localização de pessoas ou bens, levantamento de dados sobre uma pessoa ou instituição).

    Em regra, os casos criminais devem ser deixados sob a responsabilidade exclusiva das autoridades policiais.

    Ressaltamos, também, que o Curso de Detetive Particular INVESTIG prepara o aluno para atuar em âmbito privado. Uma boa dica é investir em casos de localização de pessoas e de investigação de traição, que são as áreas mais rentáveis e promissoras para os profissionais da área.

    Para conquistar seus primeiros clientes, uma boa dica é investir em publicidade. Para iniciar o trabalho como Investigador Privado, você pode começar divulgando-o para captar clientes através de anúncios em meios de comunicação impressos (jornal, revista), propagandas em rádios, distribuição de folders e cartões de visitas, envio de currículos para empresas que contratam esse tipo de profissional, dentre outras formas de divulgação. A divulgação pode ser feita, inclusive, diretamente em alguma agência de emprego. Também é válida a divulgação pela internet.

    Outras orientações sobre a publicidade. Para evitar que você seja reconhecido, utilize um cognome (apelido) e um número de celular que ninguém conheça (um novo número) somente para essa atividade (de investigador). Por exemplo: Detetive “fulano” (invente um nome). Investigações sobre adultério, localização de pessoas, espionagem industrial, furtos, roubos, etc. (colocar as áreas de seu interesse). Fone para contato Celular nº XXX.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  178. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Fabio!

    Agradecemos o seu contato.

    Considerando a sua situação profissional, recomendamos que você consulte o Delegado de Polícia que chefia a delegacia em que você trabalha.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  179. jose disse:

    coronel, sou engenheiro de segurança em uma empresa publica, trabalho na prevenção e investigação de acidentes de trabalho, recebo ameaças verbais de lesão corporal por pessoas portando enxadas, pá, machado, etc. Atuo também como perito nomeado pela justiça trabalhista, realizando pericias em empresas, e o resultado das pericias muitas vezes desperta fúria de empresários que perdem a ação e devem indenizar o ex funcionários. Neste meu caso é possível conseguir porte de arma? se preferir responda por email, obrigado

  180. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado José!

    Agradecemos o seu contato.

    Neste caso acreditamos ser possível a obtenção do porte de arma.

    Entretanto, mesmo considerando toda a sua situação, você precisará seguir todas as recomendações legais para a obtenção do porte de arma de fogo. Por isso, procure a Polícia Federal de sua cidade e informe-se sobre os requisitos e procedimentos necessários.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  181. vando elizeu disse:

    sou detetive a um ano quero saber como faso para ter porti de arma estou muito contente com meu trabalho

  182. MARCELO disse:

    Presado coronel;

    Gostaria de saber se, eu como escrivão Ad-Hoc da policia civil posso adquirir o porte de arma, mesmo tendo 19 anos.
    Porque trabalho em uma região com grande indici de criminalidade.
    desde ja obrigado.

  183. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Vando!

    Agradecemos o seu contato e ficamos felizes que esteja satisfeito com o seu trabalho.

    A principal arma do Detetive Particular deve ser a sua INTELIGÊNCIA e o preparo profissional adequado. Dessa forma, não recomendamos e não vemos necessidade de o Detetive portar arma de fogo para realizar suas investigações. Caso o local em que for necessário realizar a investigação seja muito perigoso, recomendamos não aceitar o trabalho, explicando suas razões ao cliente. Além disso, informamos que o uso de arma de fogo é disciplinado por lei federal (Lei 10.826/2003) que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais. Assim, se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia (civil ou federal) de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo. Mas lembre-se: você, como detetive particular, não deve possuir uma arma sem o devido registro e sem o devido porte, pois, nesse caso, estaria agindo em desacordo com a lei.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  184. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Marcelo!

    Agradecemos o seu contato.

    Solicite uma cópia da portaria de sua nomeação como escrivão “ad hoc” e procure a Polícia Federal mais próxima de sua residência.

    Somente a Polícia Federal, com base na portaria de sua nomeação, poderá lhe dizer com precisão se você poderá ou não obter o porte de arma de fogo, ou seja, se você preenche os requisitos da legislação em vigor.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  185. STEFANO disse:

    Prezado Coronel, sou militar da Marinha e fui reformado como 2º Sargento. A minha dúvida é se posso tirar o porte de arma pela Polícia Federal?. Já tenho uma arma devidamente registrada e seu processo de aquisição foi através da Marinha quando estava na ativa.

    Atenciosamente,

    STEFANO SILVA

  186. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Stefano!

    Agradecemos o seu contato.

    Neste caso você deve se dirigir à unidade da Polícia Federal mais próxima de sua residência e requisitar o porte de arma.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  187. EWALDO P. R disse:

    BOA NOITE ! UM DETETIVE PARTICULAR PODE TRABALHAR COMO GUARDA PATRIMONIAL ?

  188. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Ewaldo!

    Agradecemos o seu contato.

    Ser um Detetive Particular não o impede de trabalhar em outras áreas. Pelo contrário, há muitas áreas de atuação profissional, como a segurança privada, por exemplo, nas quais a formação como Detetive Particular representa um grande diferencial.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  189. Genival Firme disse:

    Bom dia cel Alves, sou Det criminal particular e trabalho para empresa oi telecomunicação no combate ha furto de cobos e baterias. que medidas devo tomar para adquirir um porte de arma?. trabalho ha noite sou acionado pelo alarme de furto em locais muito perigosos. Cel Alves, o policial militar ou civil pode trabalhar como Det particular?.

    ATT: DET. GENIVAL FIRME.

  190. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Detetive Genival!

    Agradecemos o seu contato.

    O uso de arma é disciplinado por lei federal que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais. Se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia de sua cidade (federal ou civil), que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo.

    Para saber se os policiais militares ou civis podem atuar em outras áreas fora do expediente, deve se consultado o estatuto da polícia de seu Estado.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  191. nilson costa disse:

    sr coronel sou detetive e possuo curso de vigilante reconhecido pela pf no meu caso possuo curso de tiro a minha situação é facilitada para retirada de um porte de armas?

  192. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Nilson!

    Agradecemos o seu contato.

    No seu caso, recomendamos que você consulte a polícia de sua cidade (responsável pela emissão dos portes de arma de fogo) para verificar se preenche todos os requisitos necessários para a obtenção do porte de arma.

    Mas é importante não esquecer que a principal arma do Detetive é a sua inteligência e a formação profissional adequada.

    Forte abraço!

    Equipe INVESTIG

  193. flavio disse:

    Ser um Detetive Particular é muita aventura e é muito legal porém sou a favor a porte de arma para detetive de uma forma livre e gratis sem pagar nenhum nada, por exemplo documento e taxa e arma tudo gratis para proteger e servir a comunidade

  194. nilson costa disse:

    meu brother flavio gostei da sua auto estima tomara q vc seja um detetive e vc ajude nossa classe á tomar um rumo melhor

  195. alesandro velo coutinho disse:

    o trabalho aqui prestado de ajudar a tirar duvidas é muito legal gostei mesmo
    no caso de ser segurança e detetive posso tentar o porte

  196. Detetive Mauro disse:

    Prezado Coronel, sou recém formado Detetive Particular pela INVESTIG, e sou Funcionario Público Municipal, nomeado a escrivão AD-HOC da Policia Civil a 08 anos, Pelo o Cargo de escrivão AD-HOC, será que eu consigo o porte de arma em virtude ao meu trabalho na area Policial, Obrigado e um forte abraço.

  197. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Detetive Mauro!

    Agradecemos o seu contato!

    Solicite uma cópia da portaria de sua nomeação como escrivão “ad hoc” e procure a Polícia Federal mais próxima de sua residência. Somente a Polícia Federal, com base na portaria de sua nomeação, poderá lhe dizer com precisão se você poderá ou não obter o porte de arma de fogo, ou seja, se você preenche os requisitos da legislação em vigor.

    Forte Abraço,

    Equipe INVESTIG!

  198. guaracy pereira brasil disse:

    Quando fiz o curso de Detetive particular, dei entrada no Defae para obter o porte de arma, pergunto se tenho direito em obte-lo, pois sou cidadão brasileiro, residência fixa aposentado da Petrobras, não respondo e nunca respondi a nenhum processo criminal e gostaria de saber se eu iniciar o treinamento de tiro em academia credenciada, terei direito a dar entrada nos documentos , afim de ter direito a um porte de arma?
    Sei que a idéia do governo e desarmar o cidadão,porém como cidadão não me sinto seguro com tamanha violência da vida urbana e não quero dizer com isso que devemos voltar a época do faroeste, mas que todo cidadão treinado e habilitado deveria ter o direito de portar uma arma para sua defesa e responder em juízo, quando ultrapassar a margem da lei, pois somente após teste psicológico e treinamento em academia, conforme o condutor de veiculo e obrigado a fazer, poderá ter o direito de portar, já que um pais igual ao EUA da este direito aos seus cidadãos , volto a dizer que o cidadão devera ter um limite de horas em estande praticando e fazendo as pontuações necessárias para obter esta autorização .
    Sem mais, fico no aguardo da minha indagação .
    guaracy52brasil@ig.com.br (se puderem responder por e-mail, agradeço)
    Não e um povo armado,mas um cidadão habilitado e autorizado a portar a sua arma para sua defesa .

  199. RICARDO disse:

    BOM DIA SR. CORONEL,

    TENHO 23 ANOS, SOU SÓCIO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTES E TRABALHO MUITO DURANTE A NOITE EM MUITAS ESTRADAS DESERTAS, ESTAVA REALIZANDO ALGUMAS PESQUISAS PARA ESCLARECER ALGUMAS DUVIDAS SOBRE O REGISTRO E PORTE DE ARMAS. SERÁ QUE POSSO CONSEGUIR O PORTE MESMO NÃO TENDO A IDADE MINIMA DE 25 ANOS? O INTUITO DE OBTER O PORTE É TÃO SOMENTE PARA SALVAGUARDA MINHA SEGURANÇA POIS ANDO MUITO PELAS ESTRADAS SOZINHO.

  200. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Ricardo,

    Agradecemos o seu contato!

    Inicialmente, informamos que o uso de arma de fogo é disciplinado por lei federal (Lei 10.826/2003) que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais. Um dos requisitos para obtenção do porte de armas é a idade mínima de 25 anos, razão pela qual entendemos que não há como você obter o porte de armas antes de atingir esta idade.

    Um Forte Abraço,

    Equipe INVESTIG!

  201. RICARDO disse:

    MUITO OBRIGADO!

    FIZ ESSA PERGUNTA POIS GOSTARIA DE SABER SE EXISTIA ALGUMA
    BRECHA QUE DEIXASSE ESSE REQUISITO PELO FATO DE EU SER EMPRESÁRIO.

    MAIS UMA VEZ AGRADEÇO PELOS ESCLARECIMENTOS.

  202. Tiago Melo disse:

    Boa Noite Cel Alves

    Eu sou Tiago Melo, já tenho cursos como segurança patrimonial e estou escrito em um curso de detetive profissional que abril aqui na minha cidade, irei fazer esse curso agora por que não sei quando irar ter de novo.
    Ai eu pregunto eu já tenho 25 anos e trabalho fazendo segurança de residencias e de lojas comerciais durante período noturno e é muito perigoso eu posso dar entrada no porte de arma de fogo, poderia usa-la no meu trabalho para minha defesa e proteger também meus clientes. Desde já um forte abraço, obrigado.

  203. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Tiago,

    Agradecemos o seu contato!

    Inicialmente, cumpre esclarecer que a principal arma do Detetive Particular deve ser a sua INTELIGÊNCIA e o preparo profissional adequado. Dessa forma, não recomendamos e não vemos necessidade de o Detetive Particular portar arma de fogo para realizar suas investigações.

    Além disso, informamos que o uso de arma de fogo é disciplinado por lei federal (Lei 10.826/2003) que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais. Assim, se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia (civil ou federal) de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo. Mas lembre-se: você, como detetive particular, não deve possuir uma arma sem o devido registro e sem o devido porte, pois, nesse caso, estaria agindo em desacordo com a lei.

    Um forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  204. Gabriel disse:

    Boa tarde, Equipe INVESTIG.

    Gostaria de saber se advogados conseguem retirar o porte de arma de fogo.

    Obrigado.

  205. Equipe INVESTIG disse:

    Boa tarde, Gabriel.

    Agradecemos o seu contato!

    Inicialmente, informamos que o uso de arma de fogo é disciplinado por lei federal (Lei 10.826/2003) que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais. Assim, caso um advogado tenha interesse em possuir um porte de arma de fogo, deverá comprovar para as autoridades sua necessidade e atender a todos os demais requisitos previsto em lei, exatamente como os demais cidadãos que tiverem interesse na obtenção do porte.

    Um forte abraço,

    Equipe Investig

  206. Filipe Yuri disse:

    Olá, gostaria de saber se um DETETIVE tem poder policial ou algo parecido.
    Se tem alguma lei que os órgão publico (PM ou PC..) pode interferir no meu trabalho em andamento.

    Ou melhor dizendo quais as regalias que um DETETIVE tem?

    Desde de já agradeço.

  207. carlos eduardo gomes costa disse:

    olá, boa noite! peço, por gentileza, informações, pretendo entrar com pedido de aquisição de arma de fogo, espingarda de alma lisa, para POSSE em minha propriedade. Resido num sítio, area rural oonde tenho em mãos 6 Boletins de ocorrencias. por este motivo pretendo adquirir uma arma para POSSE. Dúvidas: para POSSE de arma é levado em consideração a profissão ou somente para porte?

  208. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Filipe,

    Agradecemos o seu contato!

    Para que se possa ter poder de policia, é necessário ser policial. Esclarecido isso, informamos que para trabalhar com a polícia é necessário ser aprovado em concurso público, de acordo com o que estabelece o art. 37, inciso II, da Constituição Federal. Aconselhamos a jamais interferir ou atrapalhar os trabalhos da polícia. Ressaltamos que o Curso de Detetive Particular INVESTIG prepara você para atuar em âmbito privado. Uma boa dica é investir em casos de localização de pessoas e de investigação de traição, que são as áreas mais rentáveis e promissoras para os profissionais da área.

    Se você estiver agindo conforme a lei, não poderá haver qualquer impedimento de realização do seu trabalho, ou seja, você pode desenvolver a sua atividade de investigação privada sem sofrer quaisquer restrições.

    Um forte abraço,

    Equipe INVESTIG.

  209. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Carlos Eduardo,

    Agradecemos o seu contato!

    O uso de arma de fogo no Brasil é disciplinado por lei federal (Lei 10.826/2003) que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais. Assim, se você quiser obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia (civil ou federal) de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo.

    Um dos documentos que você deverá apresentar é o documento comprobatório de ocupação lícita. De qualquer forma orientamos que você procure a Polícia Civil ou Polícia Federal de sua cidade para maiores informações.

    Caso você queira saber a relação completa de documentos, pode acessar o site da Polícia Federal.

    Um forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  210. asdiaço disse:

    gostaria de saber o valor e em media o prazo de duração do curso

  211. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Asdiaço,

    Agradecemos o seu contato e ficamos muito felizes pelo seu interesse no Curso de Detetive Particular INVESTIG.

    Inicialmente, informamos que o Curso de Detetive Particular INVESTIG não possui um prazo estipulado para sua conclusão. A duração do curso é determinada pela disponibilidade de tempo, pela dedicação e pela aprendizagem de cada aluno. Respeitar o tempo e o ritmo de cada pessoa é um dos princípios de nossa instituição.

    Atualmente os planos de mensalidades são os seguintes:

    1 X de R$ 189,90*
    ou
    3 X de R$ 69,90* cada mensalidade
    ou
    7 X de R$ 32,90* cada mensalidade

    A quitação da sua mensalidade poderá ser efetuada através de depósito bancário, boleto bancário ou cartão de crédito. Você escolhe a forma que lhe for mais adequada.

    *Obs:* A esses valores será acrescido o custo das despesas postais, que varia conforme o peso de cada remessa. No pagamento parcelado com boleto bancário, o material será encaminhado a você de acordo com o número de mensalidades que for solicitado. Já no pagamento parcelado no cartão de crédito, o material será encaminhado em uma única remessa.

    Para efetivar sua matrícula no Curso de Detetive Particular do INVESTIG, acesse o nosso site http://www.ipr.com.br , entre em contato direto com a Professora Débora pelo e-mail central@preus.com.br ou ligue para nossa central de atendimento pelo telefone 0xx51 3711 4000, e fale com a Professora Regina.

    Se precisar de outras informações, estaremos à sua disposição através do e-mail investig@ipr.com.br .

    Um forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  212. Fábio Nunes disse:

    Bom Dia; Eu só segurança pessoal eu tenho de certa forma mais chance de obter o porte arma de fogo devido a minha função, ser de risco.

  213. Masao disse:

    Ola, boa noite

    Bombeiro civil pode ter porte de arma?

    Att.

  214. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Masao,

    Agradecemos o seu contato!

    Com relação ao seu questionamento sobre o porte de armas, informamos que o uso de arma de fogo é disciplinado por lei federal (Lei 10.826/2003) que autoriza o porte de arma de fogo a qualquer cidadão, desde que preenchidos os requisitos legais. Assim, caso um bombeiro civil queira obter o porte de arma, pode buscá-lo junto à polícia (civil ou federal) de sua cidade, que indicará os documentos e procedimentos necessários para consegui-lo.

    Um forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  215. maicon fernande nacimento disse:

    numa campana devo aviar a policia

AVISO: Todos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Instituto Padre Reus. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou que violem direitos de terceiros. O Instituto Padre Reus poderá excluir, sem aviso prévio, comentários postados que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário