O Cinema e a Arte da Investigação

A investigação, o mistério, o desafio de desvendar crimes e situações enigmáticas sempre foram um importante “combustível” para o cinema. Tanto que, nesses mais de 100 anos dessa bela arte, podemos identificar milhares de filmes que se utilizam da investigação para criar enredo e emoção.

Também a investigação privada tem sido abordada pelo cinema, onde personagens criados em livros acabam ganhando vida, como os famosos Hércule Poirot (personagem da escritora Agatha Cristhie) e Scherlock Holmes (personagem criado pelo escritor inglês Arthur Conan Doyle).

Em muitos casos, vemos o cinema usar a imaginação para trazer elementos de tecnologia, além do tema de espionagem, cujos filmes aguçam nossa emoção e fantasia. Temos como maior exemplo os filmes do personagem James Bond, o agente 007 da espionagem britânica.

Em âmbito nacional temos, também, excelentes filmes cujo tema é a investigação. Um exemplo é Beline e a Esfinge, que conta a história de um Detetive Particular brasileiro que, por se envolver demasiadamente no caso em que trabalha, passa por uma série de problemas e, inclusive, coloca sua vida em perigo.

As séries de TV também trazem fatos importantes para a realidade do Detetive. Temos como exemplo a série Bones (ossos em português), que usa a tecnologia para identificar cadáveres. Outro exemplo é a série Mandrake (protagonizada pelo ator Marcos Palmeira), que apresenta o submundo do crime e a defesa dos acusados.

O desafio que lançamos a você, participante de nosso blog, é buscar filmes que trazem a investigação, a tecnologia e o raciocínio lógico, apresentando-os como sugestão neste espaço.

Aguardamos a sua participação.

Tags: ,

61 comentários para “O Cinema e a Arte da Investigação”

  1. avatar cleyton da silva m. disse:

    ola meus amigos. bom dia!
    com certeza que sim… varias series estao dando pra nos Detetives, meios d conhecimentos… podemos dizer tambem, na discovery, canal 26.22 e infenit 56, todos dao varios casos que sao bons para nos… todos reais..
    parabens para nossos mestres da Padre Reus/Investig.
    to em manaus…
    meu email e este novo…
    detetive.particular_investig.am@hotmail.com.
    abraços

  2. avatar Sousa disse:

    Filmes bons para aguçar nosso raciocínio investigatório: O Santo, Ronin, O Inimigo do Estado, O seriado MacGyver, o seriado da Globo Força Tarefa entre outros. O bom é aprender eletrônica, com isso o investigador pode projetar, confeccionar e adaptar muitos aparelhos úteis em investigações baixando bastante os custos na obtenção dos mesmos.

  3. avatar Leandro Roches disse:

    Sem dúvida um dos melhores filmes sobre o tema detetive é 8mm (Oito mílimetros) com Nicollas Cage, altamente recomendável!

  4. avatar DETETIVE WASKMAN disse:

    Bom dia caros colegas detetives, aproveitando o ensejo para motivar todos detetives particulares do Brasil para unirmos e exigir dos parlamentares mais amparo para nós profissionais liberais. Na questão em tese, é que as vezes não somos respeitados por policiais militares e civis, fato que nos deixa de mãos atadas, uma vez que somos nós e todos brasileiros que pagamos os altíssimos salários deles. Então, vamos exigir mais respeito em nossa conduta de trabalho. Se precisar falar comigo, segue meu e-mail: waskman@bol.com.br

  5. avatar Batista Detetive disse:

    Olá amigos!
    Muito bom estar nesse blog e apreciar bons conteudos como esse. Graças ao curso e nossos professores do Instituto, hoje tenho minha propria página que voces podem acessar aqui. E no mais é agradecer esses mestres que não temem o tempo para nos ensinar boas maneiras nessa profissão brilhante. Já montei meu proprio negocio, graças ao curso explendido do INVESTIG, e agora é trilhar esse caminho. A todos estudantes do curso: Não parem e nem desistam, dificil é para todos, mas vale a pena lutar vocês irão conseguir!
    Um forte abraço!
    meu e-mail: jbdetparticular@uol.com.br
    http://www.batistadetetive.com.br/home_1.html

  6. avatar Detetive Souza - MG disse:

    Saudações a todos amigos e Equipe Investig.

    Foi muito bom poder ter esse meio de contato com nossos amigos que militam na area de investigação, sou formado pola INVESTIG e procuro parceiros para abrir uma agencia em minha cidade, aqui seriamos os Pioneiros no ramo, e é promissor a atualização na area, só que tenho ideias para divulgação e marketing do negocio, a quem interessar em minhas prestaçoes de serviços ou quem sabe uma sociedade, entre em contato pelo e-mail. detetivemg19@hotmail.com, e referente a filmes e livros os seriados CSI da record ajudam muito no que tange da disponibilidade tecnológica e cientifica na area de investigação algo bem próximo do que aprendemos do curso investig, e um bom livro que recomendo é da editora CPAD , título Como Investigar Crimes com Ajuda Divina, do detetive Professor Daniel Gomes, adorei e creio que você que ler tambem vai tirar varias liçoes nas elucidações de crimes.

    Amigos Aguardo contatos e desejo meus fraternais afetos sem mais para o momento Abraço Investig e Amigos detetives que passam por aqui e até mais…

    Equipe Investig crie um chat em tempo real para trocarmos ideias, abraços!

  7. avatar IRAN SEVERINO BOTELHO disse:

    OI BOM DIA. ESTOU COMEÇANDO AGORA, ESTOU GOSTADO MUITO POIS TODOS TEM UM SONHO, ENTÃO CORRA ATRÁS. UM FORTE ABRAÇO A TODOS

  8. avatar Paulo Roberto disse:

    ADORO TODOS OS FILMES DE DETETIVES, APRENDEMOS MUITO COM O CINEMA, PRINCIPALMENTE QUANDO ABRAGE O CONCEITO INVESTIGATIVO. É UMA DINÂMICA TOTALMENTE CONTRUTIVA, ACHO BASTANTE BENÉFICA PARA AS PESSOAS QUE ASSISTEM E QUE ADMIRAM. Gosto muito de investigação, infelizmente ainda não tive condições de fazer meu curso de detetive, vou lutar para conseguir esse objetivo. Gosto muito de livros de investigação eles enriquecem nossa mente dando mais enfase, motivando nosso sentido de investigação. TIMON-MA-23/06/2009-PAULO ROBERTO

  9. avatar Luís Fernando disse:

    Sem dúvida um dos melhores filmes sobre o tema detetive, em que assisti é o colecionador de ossos, ok…é isso galera e até a proxima, parabéns equipe Investig.

  10. avatar Detetive Souza disse:

    Só estou passando para parabenizar a toda equipe Investig e meus amigos que fizeram ou sonham em fazer este maravilhoso curso.
    Aos que fizeram e já são Detetives pararabéns pelo seu dia comemorado no ultimo dia 26 de julho de 2009, aos que pretendem fazer também parabéns por aspirarem essa nobre profissão, e ao investig mais uma vez peço para pensarem em montar um periódico informativo para mandar pra gente, sempre nos mantendo informados, e tambem fazer um DVD se possível com a area da Ciencia e o detetive dando mais detalhes sobre fraudes, recolhimento de impressão digital ou qualquer outros meios que ajude a solucionar um crime, seria legal, e estou ensioso por esse avanço, que concerteza ajudaria a enriquecer ainda mais nosso trabalho.

    Valeu investig, valeu gente até a próxima ok

    detetive souza
    Se quiserem trocar idéias ou até mesmo quem sabe formarmos parcerias
    detetivemg19@hotmail.com só adicionar ai , ou pelo skipe
    detetive.souza ok, abraços.

  11. avatar IRAN SEVERINO BOTELHO disse:

    boa noite. Gosto muito do contato com meus amigos e colegas que me atendem na hora certa, parabéns equipe Investig Um forte abraço!

  12. avatar VAULDIR COSTA ANUNCIATO disse:

    O melhor é o inglês Sherlok Holmes. Mas o latino brasileiro não tem a frieza anglicana. E na realidade voce deve improvisar, esta é a nossa vantagem. Com certeza Sherlok e um Detetive da Investig em uma só pessoa é a melhor forma de sucesso nessa profissão. A opinião de um amigo aqui é correta o bom é conhecer bem eletricidade e eletrõnica.

    Como estamos de aparelhos?
    Um abraço.
    Vauldir Costa Anunciato -Osasco-SP

  13. avatar Damon disse:

    Primeiramente quero parabenizar a IPR/INVESTIG pelo excelente curso e que já estou concluíndo o meu, tô na ultima prova e a cada material fico ainda apaixonado pela profissão!
    E a respeito dos Filmes ou Seriados C.S.I é muito massa tem tudo a ver com a profissão, mas o melhor que eu acho é Cold Case (arquivo morto) que passa no sbt aos domingos, é show, os casos são bastantes intrigantes e alguns são bem antigos e que dá uma maior credibilidade ao mesmo, sem falar nas músicas, na equipes de DETETIVES.
    Estou realizando um sonho ao fazer esse curso, assim que terminar vou fazer de vigilante também.

    TERESINA-PI
    PARABÉNS EQUIPE INVESTIG/IPR
    FORTE ABRAÇO!

  14. avatar Cleilton disse:

    Sou suspeito para falar de cinematografia, pois gosto muito das produções americanas.
    Seriados eu indico: Cold case, CSI, The Mentalist, Lie To Me, Dexter, Las Vegas, FlashPoint, The closer, Criminal Minds, Justice, Boston Legal e Order & Law; Esses são os que acompanho e posso firmar suas qualidades.

    Quanto a filmes não posso numerar pois são muitos. Mas falarei os melhores que me vem à mente nesse momento: O Júri, A vida de David Gale, Números, Um Crime de Mestre, No Vale das Sombras, Medo da Verdade, Miami Vice, Assassino do Alfabeto, Dia de Treinamento, Os Reis da Rua, dentre muitos outros… Desculpe a negligência em esquecer alguns clássicos.

    No mais, é importante aprendermos separar aquilo que pode ser aproveitado e o que é pura ficção. Mas tenho que concordar que servem como uma ótima inspiração e como fonte de aprendizado, afinal apesar de ser ficção, há sempre estudos por trás.
    valeu.
    contato: adv.cleilton@gmail.com
    Bahia

  15. avatar JOAO LOURENÇO DO NASCIMENTO disse:

    OS FILMES DA SERIE 007, SAO OS MAIS RECOMENDAVEIS PARA QUEM GOSTA DE INVESTIGAÇOES. GOSTARIA SE FOR POSSIVEL A EQUIPE INVESTIG EDITAR UM MANUAL DE DEFESA PESSOAL PARA TODOS OS ALUNOS, E PARA VENDER PARA OS JA FORMADOS. EU FIZ LUTA LIVRE MUITO TEMPO, E GOSTARIA CAPOEIRA E KARATE. JOAO LOURENÇO. ABRAÇO A TODOS.

  16. avatar marcio disse:

    eu queria saber se o detetive tambem pode usar algemas
    se ele pode usar camisa detetive se ele pode comprar carteira
    de detetive estou queredo saber por que eu faço o curso

  17. avatar David disse:

    Sem dúvida o filme que mais se aprofunda e de forma realista no campo da inteligência é Spy Game (Jogo de Espiões), além de uma trama bem atual, na qual um veterano agente da CIA (Robert Redford), no dia em que se aposentaria, descobre que seu pupilo(Bread Pit) esta nas mão do governo chinês prestes a ser executado por espionagem e, devido a interesses politicos o governo americano não quer interceder pelo agente preso e, ainda por cima, para evitar que o mentor tentasse interceder, a CIA o mantêm em interrogatório durante as 24 horas que restam até a execução. Mas o melhor do filme é quando o agente da CIA conta aos interrogadores a historia do pupilo, desde quando o conheceu, recrutou, treinou e executaram juntos as missões. O filme retrata com clareza o sistema de recrutamento de agentes da CIA, desde o isolamento do recruta até o escafunchamento de sua vida. Assim como o treinamento onde o veterano da dicas, sobre campana, como desenvolver memória fotografica e como se relacionar com os contatos. Enfim, o filme é demais, eu recomendo… Confiram!

  18. avatar Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Marcio!

    É gratificante para nós responder aos seus questionamentos.

    Com relação ao seu questionamento sobre o uso de algemas, informamos que, a princípio, não há qualquer restrição quanto ao porte de algemas, já que não há qualquer proibição legal nesse sentido.

    Contudo, importante ressaltar que você não deverá utilizar as mesmas para efetuar prisões, exceto no caso de flagrante delito, em que a lei autoriza qualquer pessoa a efetuar prisão.

    Informamos, ainda, que não vendemos qualquer documento na Escola. A sua carteira de Detetive Particular, bem como seus demais documentos, você receberá ao final do curso.

    Quanto ao seu questionamento com relação ao uso de vestimenta de Detetive, não há qualquer proibição, porém, orientamos que verifique a necessidade de expor em demasia sua profissão, tendo em vista que a atividade do investigador particular requer muita discrição.

    Sempre que precisar, estaremos à sua inteira disposição para novo contato e questionamentos.

  19. avatar luiz roberto lobato moreira disse:

    gostaria de começar a trabalhar mas ainda estou começando a fazer o curso mas com 90 dias quero concluir este curso

  20. avatar ALBERTO MAGNO DOS SANTOS VIEIRA disse:

    OLA SOU DETETIVE MAIS NÃO, APARECE MEUS DADOS NA INTERNET PORQUE

  21. avatar ALBERTO MAGNO DOS SANTOS VIEIRA disse:

    IPR DETETIVE ALBERTO MAGNO DOS SANTOS VIEIRA NAO APARECE NA INTERNET PORQUE

  22. avatar Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo Alberto!

    Ficamos gratos pelo seu contato e, com prazer, responderemos ao seu questionamento.

    Consta em nosso sistema que fez o curso de Detetive Particular conosco e o concluiu no final do ano de 2007.

    Porém, por uma questão de preservação de sua imagem e até de sua segurança pessoal, bem como por uma questão de ética de nossa Escola, não divulgamos nenhuma informação sobre nossos alunos na internet.

    Esperamos ter esclarecido seu questionamento.

    Sempre que precisar, estaremos à sua inteira disposição para novos contatos e questionamentos.

    Atenciosamente,

    EQUIPE INVESTIG

  23. avatar JEAN CARLOS DE SOUSA ANDRADE disse:

    sou detetive formado pelo investig gostaria de saber como faço para me associar àquela associação americana dos detetives, usap. tentei mas não comsegui, por favor me ajudem. moro em são gonsalo no RN tambem quero saber quanto vou pagar

  24. avatar Equipe INVESTIG disse:

    Caro Jean Carlos!

    Agradecemos seu novo contato e, com prazer, esclarecemos sua dúvida.

    Para se filiar à USAPI você tem que entrar em contato direto com a mesma.

    Orientamos que acesse o link http://www.usapi.org e vá até a opção Contact. Ao entrar em contato com a associação, poderá obter maiores informações.

    Esperamos ter ajudado você. Se precisar de algo mais, estamos à disposição.

    Atenciosamente,

    EQUIPE INVESTIG

  25. avatar iran severino botelho disse:

    ola amigos da investig um ano de muita felicidade e um feliz 2010 forte abraço!!!! iran

  26. avatar iran severino botelho disse:

    E todos os novos alunos e os formandos muito sucesso
    a braço!!!! iran

  27. avatar patricia elaine de jesus disse:

    olá sou novata no curso, mas já me sinto em casa, pois amo descobrir enigmas, e sou apaixonada com a série arquivo morto,e os filmes do 007 também. bem como qualquer outro que envolve investigacões. E no mais que 2010 nos traga tudo de PAZ AMOR E REALIZACÕES EM NOSSAS VIDAS.

  28. avatar Delcy Saraiva de Paula disse:

    Após minha formação de DETETIVE em Setembro de 2008, não parei mais de estudar os casos de investigação! estudei alguns “excelentes” livros indicado no curso de detetive “Manual de medicina Legal” e outros. Cobrei da equipe INVESTIG curso de atualização para os detetives formados, mas após aprofundar os estudos, conclui que é quase impossível um curso de detetive abranger todos os aspectos de uma investigação. Portanto, aconselho os nobres colegas Detetives assistirem os seis (06) “DVD”s da série LEI & ORDEM – a primeira temporada – que poderá ser adquirido no “SITE” da livraria cultura “pelo correio”, são vinte e dois (22) episódios, ou seja, 1.038 minutos só envolvendo casos de Investigação e Juri. Aprendi muito: diversos tipos de investigações, custo da investigação em uma grande cidade “$ 1.000″ a diária de cada investigador, pois, envolve automóvel (locomoção distante), despesas pessoais, equipamentos e etc., o envolvimento e a FRIA que um detetive “particular ou oficial” pode entrar; o envolvimento com o Judiciário e a Polícia. O detetive particular “se possível” SEMPRE deve evitar tal envolvimento! e muitos outros detalhes de uma “dita” pequena ou grande investigação. Concluindo: NÃO EXISTE INVESTIGAÇÃO FÁCIL. A pessoal envolvida na investigação pode ser o próprio companheiro da equipe ou menbro da sua família. Com relação a filmes “DVD” e livros de espionagem – já li e assisti a dezenas – os quais serão assuntos de uma próxima oportunidade.
    email: http:www.pauladelcy@ig.com.br

  29. avatar odair aparecido disse:

    gostaria de saber dos amigos qual a idade maxima pra fazer o curso, gostaria de faser ,mas tenho 45 anos.gostaria de saber se o detetive pode escolher a cidade ou regiao para trabalhar.

  30. avatar Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo Odair!

    Ficamos muito agradecidos com seu contato e teremos o maior prazer em responder aos seus questionamentos.

    Informamos que o curso de Detetive Particular INVESTIG não exige idade mínima, nem máxima, para cursá-lo, o que viabiliza você de fazê-lo.

    Com relação ao profissional escolher a cidade ou região aonde vai atuar, esclarecemos que é perfeitamente possível.

    Esperamos ter ajudado você a esclarecer sua dúvida. Sempre que precisar, estaremos à sua inteira disposição para novos contatos e questionamentos.

    Atenciosamente,

    EQUIPE INVESTIG

  31. avatar Henrique disse:

    Olá Gente,sou novo por aqui,bem eu sou bem esperto,muito bom com jogos de logica e raciocinio,tanto que aprendi a jogar xadrez vendo meu avô jogar.bom eu tenho 14 anos e vou fazer 15 agora em 2010,eu ja li varios livros sobre investigações como os varios contos de Sherlock Holmes.gostaria de saber se há custo nesse curso,porque não vi até agora nada que menciona-se um custo.
    tambem gostaria de saber onde posso fazer a matricula.grato pela atenção.

  32. avatar Jairo P. Filho disse:

    Caros professores(as).
    Fico feliz em poder estar fazendo com vocês esse excelente curso, que na verdade está sendo para mim uma reciclagem super atualizada, já que fizera um outro, “muito fraquinho” anos atrás.
    Se pareço estar sendo ansioso demais e enviando muito rápido as respostas, é que, na verdade, tenho estudado até altas horas. O material é bom e de fácil leitura e assimilação. Ontem e Sábado “fiquei por conta” todo o dia e até quase meia noite. Minha mulher é que está “adorando”…
    Já lí e reli as últimas apostilas e pretendo ler e reler todas elas várias vezes!
    Quero salientar que esse método é ótimo. A gente vai lendo e se empolgando com novidades que nem sequer sabia existirem. Os jogos de raciocínio são demais. Até minha filha “entrou no jogo”.
    Agora, o que mais gostei, foi aquele “Jogo do Detetive”, onde após fazer o exercício proposto, conclui que tenho sido o cara mais desleixado do mundo! rsrsrs!
    Se quiserem publicar no BLOG, esse, como depoimento pessoal, fiquem a vontade. Inclusive peço que publiquem esse meu e-mail: aies@uol.com.br para os colegas que quiserem me adicionar para trocarmos idéias.
    Com votos de estima e consideração.
    Jairo Pereira Filho

  33. avatar Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Amigo Henrique!

    Ficamos contentes com seu contato e teremos o maior prazer em responder aos seus questionamentos.

    Para efetivar sua matrícula no Curso de Detetive Particular INVESTIG e também para obter informações sobre o valor das mensalidades, você poderá acessar o nosso site http://www.ipr.com.br, entrar em contato direto com a professora Bruna pelo e-mail central@preus.com.br, ou solicitar sua matrícula pelo telefone 0xx51 3711 4000, com a Profª. Regina.

    Esperamos ter esclarecido seus questionamentos. Saiba que será uma honra tê-lo como parte da grande família INVESTIG/IPR.

    Forte abraço!

    EQUIPE INVESTIG

  34. avatar Marcos Felipe disse:

    Estou gostando do curso

  35. avatar detetivi josé de deus m carneiro disse:

    foi muito bom entrar nesta pagina que fala sobre nossos intereses.

  36. avatar adriano disse:

    Ser DETETIVE não nos permite desrespeitar LEIS, antes, somos ALIADOS da LEI. Procurar ler sobre LEIS brasileiras, é importante.
    Leia bastante o código penal, do consumidor, civil. Não existe limite para cultura.

  37. avatar mario da luz disse:

    prezado senhores da investig é com grande alegria que faço esse curso que para mim é uma oportunidade unica para desenvolver minhas artimanhas que já tenho só que gostaria que tivesse mais cursos para aperfeiçoar mais com o exterior como os usa para ter mais contato, tambem estou procurando uma oportunidade de colocar em pratica o que estou aprendendo com os colegas da investig, se alguem quiser dar oprtunidade para mim estamos ai meu e-mail e maiosluz@gmail.com, fico por aqui.

  38. avatar rudinei campra disse:

    A interpretação de um filme sobre investigação vai depender muito de quem o assiste e como é a formação dessa pessoa, como sua capacidade analítica.
    O cinema repete elementos de enredo, como o culpado é sempre o inesperado, mas segue a lógica de que o intelecto humano pode desventar quase tudo, é de certa forma uma celebração com a capacidade humana, visto o grande número de séries americanas com temática investigativa.
    Mas um filme de investigação tambem demonstra como os mistérios evoluem, como eles sempre criando mecanismos novos de ocultamento obrigam o detetive a seguir no mesmo rumo.
    Um filme de investigação é um espelho e ao mesmo tempo um reflexo para o bom detetive particular.

  39. avatar mario antonio da luz disse:

    Prezados senhores da investig recebi seu e-mail com a resposta e agradeço e quero lhe informar que o assunto e drastico para não dizer outra coisa e um perigo mais hoje que falamos que devemos ter cuidado com quem falam nossos filhos e mulheres na internet hoje pessoal tenho certeza que o computador não e o unico meio para meliantes adquirirem informação e aliciamento mas nossos telefones portateis que virou multimidia e alta tecnologia. A alertos outros investigadores para começarem a observar esse sistema como meio para observar atitudes suspeitas como fiz durante 8 dias.Como telefone endereço pessoal e fotos.

  40. avatar José carlos disse:

    Olá, amigos profissionais detetives.

    Estou ingressando no mundo das investigações particulares, com vocês, sou de Umuarama-PR e será um prazer, estarei a DISPOSIÇÃO para vocês, um forte abraço para todos e para a equipe INVESTIG que está comigo, a todos os professores. detetive1905@hotmail.com.

  41. avatar jailton batista dos santos disse:

    ola sou jailton detetive particular gostaria de saber nos que somos formados pela esta instituiçao tem um site que nosso cliente possa realizar busca para ver se nos somos cadastrados pela instituiçao? e porque a funcional no tem o nome que e valida em todo territorio nacional aguardo respostas obrig.

  42. avatar Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Jailton!

    No momento, não estamos disponibilizando esse tipo de serviço (pesquisa de Detetives Particulares formados pelo INVESTIG).

    Quanto à inscrição na carteira profissional de que “é válida em todo território nacional”, informamos que não há lei que exija essa expressão nas carteiras de detetives.

    Agradecemos a sua participação e informamos que as suas sugestões serão analisadas pelos profissionais de nossa equipe.

    Forte abraço.

    Equipe INVESTIG

  43. avatar maios-x disse:

    prezado senhores peguei outro caso e consegui reslover em pouco tempo
    relacionado a um numero de telefone que um cliente pediu finalmente um trabalho no area , tive queatua em duas area fora cm informante e dentro da cidade procurando elos de contato cnsegui dentro da cidade com elos de informação.

  44. avatar GERALDO GOMES TAVARES disse:

    SOU DETETIVE PARTICULAR GOSTARIA DE ME ASSOCIAR A UMA ASSOCIAÇAO PARA PASSA A RECEBE INFORMATIVO PELO CORREIO SOBRE DIREITO DA PROFISAO

  45. avatar Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Geraldo!

    Agradecemos o seu contato.

    Com os documentos enviados ao final do curso (certificado de conclusão, brasão de metal [distintivo], carta de apresentação e carteira de Detetive) é possível atuar como Investigador Privado, não havendo necessidade de inscrição em quaisquer conselhos ou associações de Detetives.

    No entanto, muitas associações oferecem benefícios aos seus associados, tais como indicação de clientes, descontos na compra de equipamentos de investigação, etc. Recomendamos que o profissional avalie o custo-benefício de eventual inscrição em entidade associativa.

    Mas ressaltamos: o fato de não estar inscrito em uma associação ou um conselho profissional não impede o exercício da profissão de Detetive Particular.

    Cabe salientar também que o INVESTIG é uma instituição agregada ao Instituto Padre Reus e tem sua atividade restrita à elaboração e desenvolvimento do curso de Detetive Particular, bem como à formação e aperfeiçoamento nessa área. Portanto, o INVESTIG não é uma associação de Detetives Particulares.

    Por fim, informamos que você poderá manter-se atualizado acompanhando os textos e demais mensagens postados no Blog do INVESTIG.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  46. avatar luiz roberto lobato moreira disse:

    olá pessoal como vão vocês? muita envestigação? nunca desista de cumprir o seu objetivo parabéns a todos.

  47. avatar Bugiganga disse:

    Olá pessoal, estou terminando o curso pela IPR e gostaria de saber se o Detetive particular pode ir à uma delegacia de policia pedir informações sobre uma determinada pessoa, “sindicado(a)”?
    Obrigado!!!

  48. avatar Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Bugiganga,

    Agradecemos a sua participação em nosso Blog.

    Caso você esteja realizando uma investigação e seja realmente necessário obter informações sobre o(a) sindicado(a) junto à delegacia de polícia de sua cidade, não há problemas.

    Dependendo do caso e de quem é a pessoa investigada (sindicado), acreditamos que você conseguirá as informações que já estão documentadas em autos de inquérito policial e, claro, desde que esse inquérito não contenha informações sigilosas.

    Porém, ressaltamos que a autoridade policial não é obrigada a fornecer informações ao Detetive Particular (somente à pessoa investigada, aos juízes, promotores e advogados).

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  49. avatar Bugiganga disse:

    Estou querendo montar um escritório aqui na minha cidade. Eu preciso registrar firma junto às receitas federal e estadual, ou somente na junta comercial do município?
    Obrigado!!!!!

  50. avatar Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Detetive Bugiganga,

    Obrigado por sua participação em nosso Blog.

    Com os documentos enviados ao final do Curso de Detetive Particular, você poderá desenvolver sua profissão.

    Para começar a trabalhar como Detetive Particular, você não precisa fazer o seu registro em nenhum órgão público específico.

    O Curso de Detetive prepara o profissional para atuar na investigação privada e possibilita que trabalhe como autônomo ou ainda registre uma empresa.

    No caso do profissional pessoa física, ou seja, aquele Detetive Particular que vai trabalhar como autônomo, sem registrar uma empresa, orientamos que você busque informações junto à Prefeitura de sua cidade, verificando quais documentos são necessários para estabelecer um escritório (como alvará, recolhimento de alguma taxa, entre outros).

    Se o seu interesse é abrir uma agência (empresa), é necessário buscar o registro deste junto a outros órgãos, como a Junta Comercial de seu Estado e a Receita Federal. Para o registro de uma empresa, é importante você conversar com um contador (escritório de contabilidade), que poderá orientá-lo sobre o melhor caminho a seguir.

    Mas lembre-se: você pode começar trabalhando como autônomo com custos bem reduzidos.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG-IPR

  51. avatar Alex disse:

    E o brasão? Não tem muita utilidade né? Por que se eu penduro ele no pescoço, estarei mostrando pra todos o que sou e o que faço. Correto?

  52. avatar Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Alex!

    Agradecemos a sua participação em nosso Blog.

    O brasão de metal, que é enviado ao aluno após aprovação no Curso de Detetive Particular, serve principalmente para que o profissional o apresente ao seu cliente, se assim for solicitado, para demonstrar a aptidão ao exercício da investigação.

    Esperamos ter esclarecido sua dúvida.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  53. avatar Dante S. disse:

    Saudações Senhores,

    Assistam AS ANTIGAS SÉRIES de tv “COLUMBO”, HAVAI 5.0, BARETTA, SÉRIES NOVAS “PSIC, “MONK”, ” FILMES “O COLECIONADOR DE OSSOS” RONIN” livro esse cara eu acho muito bom berm atual, Luiz Alfredo Garcia-Rosa…

  54. avatar Sant'Anna disse:

    Olá, amigos INVESTIG e profissionais e amadores da investigação particular. Fiz o meu primeiro curso em 1986; desde então, tenho me aprimorado para o exercício desta função. Já trabalhei em diversas investigações, algumas Públicas e outras privadas, algumas de repercussão e, outras tantas, sem que o público externo tivesse algum tipo de conhecimento. Atualmente, após um breve intervalo de tempo em trabalhos de investigação (oito mêses), me deparei com o INVESTIG e achei de muito bom gosto seu ensino, aguardando no momento as respostas da avaliação e o material restante. Com relação a filmes que abordam o tema, recomendo “8mm” com Nicolas Cage; “Harper, caçador de aventuras”;”A piscina mortal” (ambos com o mesmo personagem); “Medo da Verdade”;”Mente criminosa”;”Fogo contra fogo”; “Busca implacável”; “Rede de mentiras” (com Di Caprio) e “Coração satânico”. (Nesta ordem). A Paz e forte abraço a todos. Meu Email: paulokadoshi1@yahoo.com.br

  55. avatar Ivan freitas de Souza disse:

    Todos os filmes e séries que englobam as áreas de investigação são úteis para o aprendizado dos detetives, assim obtemos um certo conhecimento sobre o funcionamentos de aparelhos,dentre outros.
    Uma série que é otima para se ter uma noção de como se fazer uma investigação criminal é CSI.

  56. avatar Meire Nunes disse:

    Boa tarde, conclui meu curso a quase quatro anos, preciso de algumas orientaçoes ou ate mesmo fazer amigos do ramo Detetives Particulares, para que possamos trocar ideias, pois estou sem trabalhar, mas talvez por falta de me orientar com mais tempo.
    Gostaria de salientar também que há dois anos perdi minha Mãe com Alzheymeir e entrei em depressão, confesso que perdi um pouco o chão.
    Aguardo contato dos amigos pelo meu e_mail e messenger

    meire-nunes@hotmail.com

  57. avatar Detetive D. (em formação) disse:

    Saudações à todos!

    Gostei muito de encontrar este tópico sobre filmes, séries e afins.

    Pessoalmente, acho que “filmes de detetive” renomados como ‘Seven’, ‘Ressurreição’, ‘O Silêncio dos Inocentes’ e outros que abordam a figura do criminoso que deixa pistas propositalmente por vezes fogem um pouco da realidade do Detetive Policial e MUITO da realidade do Detetive Particular Brasileiro. Mas são bons filmes, e isso não se pode negar.

    No entanto, outros filmes abordam mais diretamente a atuação e rotina de um profissional da investigação (e disfarce), como os ótimos e já citados ‘8 mm’, ‘Jogo de Espiões’ e ‘Ronin’: embora estes dois últimos sejam sobre espionagem, tratam por demais elementos da nossa rotina de trabalho. O excelente ‘Ronin’, com Robert DeNiro e Jean Reno, inclusive tem uma cena ótima para demonstrar como tirar fotografias de um sindicado abertamente, com uma câmera comum, e não ser percebido, na genial cena em que DeNiro e Natascha McElhone se infiltram no hotel.

    Outro filme que recomendo é o policial francês ‘36′, onde a rivalidade entre dois investigadores é explorada ao máximo, e as “ligações” que um deles faz para descobrir os fatos que arruinaram sua vida e se vingar é muito interessante para nós.

    Para analisarmos mais sobre discrição e preparação, eu recomendo dois filmes que fogem do gênero “Detetive/Espionagem”: o pertubador ‘Taxi Driver’, novamente com DeNiro, e ‘Teoria da Conspiração’, com Mel Gibson e Julia Roberts.

    Também é interessante citar (novamente, pois já foi citado aqui) ‘Coração Satânico’, principalmente pelo seu (na época) final original, pois como Detetives não temos casos pré-fabricados, então temos de estar preparados para tudo.

    Atenciosamente,

    Detetive C. – em formação pela Investig-IPR
    detetivedc@ig.com.br

    Canela – RS – Brasil

  58. avatar Detetive D. disse:

    Saudações!

    Ontem à noite tive uma oportunidade ímpar: assistir ao clássico ‘Psicose’, em sua versão original (1960) numa sala de cinema, cercado de especialistas, estudantes e admiradores da Nona Arte.

    E, inspirado pelo Cinema, lembrei desse filme que recomendo para todo Detetive: ‘Minha Amada Imortal’, de 1994.

    Esse filme é a HISTÓRIA REAL DAS INVESTIGAÇÕES de Anton Schindler (interpretado por Jeroen Krabbé) para descobrir quem era a mulher a quem o falecido Ludwig van Beethoven (o sempre ótimo Gary Oldman) referiu-se como “Minha Amada Imortal” em seu testamento, deixando-lhe todos os seus bens, propriedades e direitos, sem no entanto revelar o verdadeiro nome.

    Vale à pena assistir, para aprender e apreciar.

    Atenciosamente,

    Detetive C. – em formação pela Investig-IPR
    detetivedc@ig.com.br

    Canela – RS – Brasil

  59. avatar Detetive D. (em formação) disse:

    Observação: ‘Coração Satânico’ também tem Robert DeNiro no elenco, assim com ‘Ronin’ e ‘Taxi Driver’. A filmografia de DeNiro por si só é cheia de referências para nós, Detetives.

  60. avatar Detetive D. (em formação) disse:

    Lembrei-me de mais três/quatro filmes referenciais, todos na categoria “Disfarce”:

    1 e 2) ‘Conflitos Internos’ e seu remake norte-americano, ‘ Os Infiltrados’ (Jack Nicholson, Matt Damon e Leonardo DiCaprio): um recruta da Polícia com ótimas capacidades para investigação é infiltrado em uma perigosa gangue para antecipar suas ações. A missão dura anos e um dia ele descobre que o mafioso líder da gangue teve a mesma idéia, infiltrando, anos atrás, um de seus criminosos na Polícia.

    3) ‘Donnie Brasco’ (Al Pacinoe Johnny Depp): história real de um agente do FBI que se infiltra na Máfia Ítalo-Americana para uma missão que originalmente seria de algumas semanas, mas se estende por anos.

    4) ‘A Sombra de Um Disfarce’ (Charlie Sheen): outra história real em que um patrulheiro se infiltra numa perigosa gangue de motoqueiros, e para ganhar confiança inclusive se envolve com atividades criminosas.

  61. avatar Detetive D. (em formação) disse:

    Um filme muito bom, o qual não tenho certeza se já foi publicado aqui: ‘O Nome da Rosa’, com Sean Connery e Christian Slater, baseado no genial romance de Umberto Eco: dois freis investigam conspiração e assassinatos num mosteiro católico no primeiro período da Idade Média Européia.

    Na mesma linha (investigação de conspirações), também é válido assistir a ‘Rios Vermelhos’ e ‘Rios Vermelhos 2′.

AVISO: Todos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Instituto Padre Reus. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou que violem direitos de terceiros. O Instituto Padre Reus poderá excluir, sem aviso prévio, comentários postados que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário