INICIANDO O TRABALHO DE DETETIVE PARTICULAR

O início de qualquer atividade sempre gera ansiedade e expectativa. Essa ansiedade inicial, porém, não deve ser vista como um problema, mas sim como uma oportunidade de impulsionar a carreira.

Tanto quem está iniciando seus estudos no Curso de Detetive Particular INVESTIG quanto quem já concluiu seus estudos e se prepara para o primeiro trabalho deve, antes de tudo, manter a calma.

Quem está iniciando o curso deve ter em mente que precisará se dedicar aos estudos – lendo e relendo os fascículos e resolvendo os exercícios e as provas para avaliar o seu aprendizado.

Cada pessoa tem seu método de estudo, mas é importante que, antes de iniciar um novo assunto, todos os temas anteriores sejam compreendidos. Recomenda-se, também, seguir a ordem dos fascículos proposta pela Equipe INVESTIG.

Já para exercer a profissão de Detetive Particular, o primeiro passo é a divulgação do seu trabalho. Como a profissão exige discrição, recomenda-se o uso de um codinome, apelido ou nome fantasia, e um telefone exclusivo para o trabalho (não deve ser o número de uso pessoal).

A divulgação do trabalho pode ser feita através dos meios de comunicação impressa, de propagandas em rádio, da distribuição de folders e cartões de visitas. Outro meio muito utilizado, hoje, é a internet.

Outra questão que o profissional deve observar é o seu local de atuação. Isso porque, se a cidade em que o Detetive Particular vai atuar é muito pequena, pode-se fazer a divulgação também em cidades próximas, a fim de aumentar o número de clientes e de trabalho.

Caso o Detetive Particular não queira trabalhar sozinho, existe a possibilidade de buscar uma parceria em alguma agência de investigação ou um emprego. O profissional também pode oferecer o seu trabalho em escritórios de advogados, seguradoras ou, mesmo, em empresas privadas.

Lembre-se: uma boa divulgação do seu trabalho pode ser o diferencial para você conquistar mais clientes.

Tags: , , , , , ,

85 comentários para “INICIANDO O TRABALHO DE DETETIVE PARTICULAR”

  1. vanios gomes disse:

    boa noite amigos do investig ea todos os colegas detetives ! Meu comentario de hoje e pra lembrar o dia do detetive particular: 26 de junho,que todos divulguem esta data até como uma forma de mostrar que nossa profissao tem seu valor reconhecido! Um forte abraço a todos e bons trabalhos!

  2. vanios gomes disse:

    Boa tarde a todos do Investig! Referente ao dia do detetive particular eu quero fazer a seguinte pergunta:
    – Nós os investigadores particulares podemos nos considerar agentes de
    inteligência?

  3. cesar rocha disse:

    Bom dia, o meu comentário sobre meu primeiro trabalho / serviço facil:
    – localizar um cahorro perdido.
    Encontrei em três dias.
    Abraço para todos.

  4. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Vanios!

    Agradecemos o seu contato.

    Oficialmente a nomenclatura Agente de Inteligência é usada pelos agentes da ABIN – Agência Brasileira de Inteligência (órgão oficial).

    Um Detetive Particular, por sua vez, é um investigador privado que utiliza sua inteligência e raciocínio como as maiores ferramentas de profissão.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  5. DETETIVE JAMES disse:

    CADASTRO EM ASSOSSIAÇÕES, SINDICADOS ETC

    Fico ESTARRECIDO com FEDERAÇÕES, ASSOSSIAÇÕES que utilizam de oportunismo para ganhar um dim dim em uma PROFISSÃO RECONHECIDA POR lei como de DETETIVE.

    Pessoas que querem ter um SALARINHO EXTRA usam disso para fazer campanhas dizendo que temos que legalizar a profissão como se ela não fosse amparada. Espero que meus amigos jamais se cadastrem pois a CONSTITUIÇÃO FEDERAL e DECRETOS garantem o EXERCÍCIO da profissão.

    Fica aqui meu protesto contra esses aproveitadores que querem LEGALIZAR a profissão ja regulamentada.

    OBS: Não existe REGULAMENTAÇÃO tipo regras:

    O segredo é INVESTIGAR dentro das LEIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA BRASILEIRA

    DETETIVE JAMES
    (12)8155-7540
    MSN: detetivejames@hotmail.com

  6. RICK SALES disse:

    Terminei o curso agora e ainda não tive a oportunidade de ter o meu primeiro caso mas terei ainda … um forte abraço a todos e parabéns para quem esta na profissão também …

    msn ( carvalho.esp@hotmail.com )

  7. Detetive Sérgio Jorge disse:

    O DETETIVE PARTICULAR COMO AGENTE DE INTELIGÊNCIA

    JURIDICAMENTE o agente de inteligência é um profissional do governo, ou seja, pertence a um serviço de informações que produz conhecimentos para serem usados ao nível estratégico, auxiliando a tomada de decisões dos políticos, militares e policiais que ocupam os cargos estratégicos da alta chefia. Normalmente trabalham na Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) ou em órgãos militares, policiais e outros órgãos do governo, embora algumas estruturas dos Poderes Judiciários e Ministérios Públicos cogitam a possibilidade da criação de núcleos de inteligência para assessorarem os processos judiciais.

    CIENTIFICAMENTE e FILOSOFICAMENTE qualquer pessoa ou organização pode trabalhar com a ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA ou exercerem a função de um AGENTE DE INTELIGÊNCIA, pois essa atividade, de acordo com as doutrinas, elaboradas tanto por organizações públicas quanto privadas, são unânimes em afirmarem que esta atividade, relaciona-se com fatos e/ou situações futuras, ou seja, é uma atividade essencialmente proativa, ou preventiva, ou ainda prospectiva, permitindo atencipar-se aos eventos que ofereçam algum tipo de ameaça ou oportunidade aos interesses do patrocinador da atividade de inteligência.

    A Investigação atua sobre ELEMENTOS que contém o PASSADO (informação básica) ou o PRESENTE (informação corrente). A Inteligência atua sobre elementos que contém o FUTURO (na forma probabilística). Esse futuro que se apresenta na forma de CENÁRIOS (técnica prospectiva) também fez uso das INFORMAÇÕES produzidas pela INVESTIGAÇÃO, com o intuito de projetar TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTOS DE EVENTOS. Por isso há autores que dizem que a INTELIGÊNCIA contém a INVESTIGAÇÃO, pois aquela precisa desta para existir.

    Por este motivo, todo DETETIVE PARTICULAR, pode sim, desempenhar o papel de um Agente de Inteligência, desde que, ele faça a análise de dados, informes e informações no intuito de elaborar CENÁRIOS ou TENDÊNCIAS em relação aos diversos comportamentos dos diversos casos que ele pode investigar

    Ao rigor da palavra somente quem produz relatórios de inteligência (Apreciação e Estimativa), pode-se considerar um Agente de Inteligência, ou seja, até mesmo os AGENTES DE CAMPO dos órgãos governamentais, cientificamente falando, não são agentes de inteligência, pois não produzem Apreciações e nem Estimativas, o que eles produzem são dados e Informes. O trabalho de Inteligência fica para os ANALISTAS que transformam os dados e informes em informações e conhecimentos e, estes últimos em Inteligência (probabilidade futura). Por isso o Detetive Particular após produzir as informações, pode ser considerado um Agente de Inteligência se aplicar a ANÁLISE para cogitar sobre o FUTURO se antecipando a ele.

    Detetive Sérgio Jorge.

  8. vanios gomes disse:

    boa tarde a todos da equipe investig, ea todos os colegas detetives e leitores, muito bom o comentario do detetive sérgio jorge sobre a monenclatura agente de inteligência, demonstrando um grande conhecimento sobre o tema abordado. Gostaria de pedir ao sergio que continue contribuindo com este blog sempre! Um forte abraço a todos!

  9. Detetive Sérgio Jorge disse:

    Prezado Detetive e Agente de Inteligência Vânio Gomes,

    Agradeço pelas bondosas palavras.

    Quero informá-lo que jamais me afastarei deste blog enquanto ele existir, pois a Equipe INVESTIG faz parte da minha família, assim como todos os colegas formados por essa RESPEITADA ESCOLA DE DETETIVES.

    Aproveito também, para dar os PARABÉNS a todos os Detetives Particulares pelo nosso dia!!!

    FELIZ DIA DOS DETETIVES PARTICULARES!!!

    Detetive Sérgio Jorge.

  10. Detetive JAMES disse:

    Aos diletos alunos e colegas, quero dizer que atualmente sou um profissional realizado, qualquer cidade que vou coloco meus anuncios nas midias e já aparece casos a serem desvendados. Obrigado INVESTIG hj sustento a mim e minha familia com essa glamourosa profissão!

    Abraços ao colega Detetive Sérgio Jorge

    (12)81557540 ( Vale do Paraiba ) S.José dos Campos SP
    detetivejames@hotmail.com

  11. Detetive Sérgio Jorge disse:

    Ao meu amigo Detetive JAMES

    Muito obrigado pela cordialidade, tendo em vista o grande profissional qualificado que você é e, também, levando em consideração o fato da sua formação ter vindo da melhor escola de detetives (INVESTIG) e de suas exaustivas pesquisas na prática detetivesca, torna-se fácil deduzir a certeza de seu sucesso e suas realizações. Continue sempre assim.

    Quero aproveitar o espaço para também agradecer aos meus eternos mestres da INVESTIG pelas instruções recebidas nessa maravilhosa profissão. Vocês sempre serão minha referência.

    Um grande abraço a todos.

    Detetive Sérgio Jorge

  12. leandro disse:

    Bom dia! gostaria de ter mais inforçaoes sobre o curso ,como por ex, como fazer para me matricular, quanto tempo dura o curso etc. obrigado

  13. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Leandro!

    Agradecemos o seu contato.

    A duração do curso é determinada pela disponibilidade de tempo, pela dedicação e pela aprendizagem de cada aluno. Respeitar o tempo e o ritmo de cada pessoa é um dos princípios de nossa instituição.

    Informamos também que além do material didático, você conta com uma equipe de professores qualificados, que acompanharão os seus estudos, ajudarão em suas dificuldades e servirão de apoio nesta etapa de aprendizagem.

    A equipe de professores do INVESTIG está sempre à disposição de seus alunos para responder aos seus questionamentos.

    Para a Equipe INVESTIG, é sempre uma satisfação receber os comentários, dúvidas e questionamentos de seus alunos.

    Eis as formas de contato com a Equipe INVESTIG:

    1º) Por carta. Basta enviar uma carta com as suas dúvidas ou comentários para o seguinte endereço: Rua Ernesto Alves, 1087, CEP 96810-912 – Santa Cruz do Sul/RS

    2º) Através do site do IPR:
    – Acesse o site http://www.institutopadrereus.com/fale/ .
    – Informe os seus dados e digite a sua dúvida e/ou comentário e clique em enviar contato!

    3º) Através do site do INVESTIG:
    – Acesse o site http://investig.institutopadrereus.com/ .
    – Clique em “Contato” .
    – Informe os seus dados e digite a sua dúvida e/ou comentário e clique em enviar contato!

    4º) Através do e-mail do INVESTIG: investig@ipr.com.br .

    Para efetivar sua matrícula no Curso de Detetive Particular do INVESTIG, você poderá acessar o nosso site http://www.ipr.com.br , entrar em contato direto com a Professora Débora pelo e-mail central@preus.com.br ou ligar para nossa central de atendimento pelo telefone 0xx51 3711 4000, e falar com a Professora Regina.

    Se precisar de outras informações, estaremos à sua disposição através do e-mail investig@ipr.com.br .

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG

  14. Vald disse:

    Boa noite…para os experientes Detetives,como devo cobrar pelo serviço.
    o melhor jeito,se pededinheiro antecipado ou primeiro faça o serviço.abraços

  15. maiosX disse:

    camaqua outubro de 2012 rs:
    prezado colegas, boa noite, sou detetive formado pela investig, e queria agradecer a oportunidade de ter feito esse curso e queria muito que tivesse outros cursos avançado pela investig para nos desenvolver mais nosso conhecimento

  16. ANTONIO DOS SANTOS CARDOSO disse:

    PRETENDO FAZER O CURSO,estou resgatando minha cidadania documentos uma casa .Estou em situaçâo de rua,me ajudem numa prece ,pensamento positivo,eu não sei s.o.s .SEI LÁ ,ALGUÉM AÍ?MEU EMAIL”DELTACAT2@GMAIL.COM.

  17. ANTONIO DOS SANTOS CARDOSO disse:

    COMPARTILHEM COMIGO,INTERATIVIDADE:POSSO CONTRIBUIR,COMO AUXILIAR ,ME PASSA UMA APRESENTAÇÃO PARA UM DETETIVE CONCEITUADO AQUI EM BSB,BRASÍLIA,TENHO TEMPO,PRECISO DE UMA OPORTUNIDADE.POSSO CONTAR COM VOCÊS?

  18. Luiz Lopez disse:

    Detetives que lerem esse comentário, poderiam por favor deixar o e-mail de contato de vocês, queria muito conversar com profissionais no ramo pra matar minhas dúvidas sobre a profissão! Desde já Obrigado!

    OBS, o meu é luizpastrana@hotmail.com

  19. Luis Rocha disse:

    Ola boa tarde a todos sou de Brasilia e quero aqui tirar minhas duvidas, trabalho como garçom, estou decidido mudar de profissão por gosta desta area de investigação, por isso fiz o curso de detetive, estou com toda minha documentação, e gostaria de saber como foço para inicia minhas atividades, que tipos de equipamentos devo comprar,e aonde posso compra com segurança e qualidade quero trabalhar em todas as areas de investigação, ou se e melhor eu trabalhar primeiro em alguma agencia para ganhar experiencia, e depois possar trabalhar por conta própria, me responda o mais rapido que puderem, se alguem souber de alguma agencia precisando de algum profissional aqui em Brasilia me avisem pelo meu imail luis.jr.rocha@hotmail.com

  20. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Luis!

    Agradecemos o seu contato.

    Para iniciar o trabalho como Investigador Privado, você pode começar divulgando-o para captar clientes através de anúncios em meios de comunicação impressos, propagandas em rádios, distribuição de folders e cartões de visitas, envio de currículos para empresas que contratam esse tipo de profissional, dentre outras formas de divulgação. A divulgação pode ser feita, inclusive, diretamente em alguma agência de emprego. Também é válida a divulgação pela internet.

    Outras orientações sobre a publicidade. Para evitar que você seja reconhecido, utilize um cognome (apelido) e um número de celular que ninguém conheça (um novo número) somente para essa atividade (de investigador). Por exemplo: Detetive “fulano” (invente um nome). Investigações sobre adultério, localização de pessoas, espionagem industrial, furtos, roubos, etc. (colocar as áreas de seu interesse). Fone para contato Celular nº XXX

    O IPR/INVESTIG, por ser uma instituição de ensino, não comercializa equipamentos de investigação. Você pode adquiri-los em lojas de produtos eletrônicos, de produtos importados e de equipamentos de informática. Também é possível encontrar esses produtos em sites de venda pela internet.

    Informamos que somente a necessidade do trabalho poderá indicar quais são os equipamentos mais necessários. Mas cuidado: certifique-se de que os equipamentos possuam manual de instruções em português. Além disso, recomendamos que você vá adquirindo os equipamentos de acordo com a necessidade do serviço. Observação: dentre os equipamentos mais utilizados estão as máquinas fotográficas, as filmadoras, os gravadores de voz e os binóculos. Mas lembre-se: o que define a espécie de equipamento a ser utilizado é o tipo de situação a ser enfrentada na investigação. Recomendamos também que você leia o texto sobre equipamentos de investigação, publicado no Blog do Investig: http://bloginvestig.institutopadrereus.com/ .

    Se você deseja obter mais experiência na área, o “estágio” em uma agência de investigações pode ser uma boa medida. No entanto, nada impede você de já iniciar a trabalhar como profissional independente.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  21. Oseias França disse:

    Ola Tudo Bem! Gostaria de sabe se o DETETIVE PARTICULAR PODE USA OUTRO NOME OU NÃO PARA FAZER UM FACEBOOK OU UM SITE?
    Oséias França
    MEU, MUITO OBRIGADO!

  22. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Oseias!

    Agradecemos o seu contato.

    Você pode criar um site divulgando seu trabalho. Neste caso use um nome profissional (Detetive XY).

    Quanto ao Facebook, você não poderá criar um perfil com sua identidade (Oseias França), somente como Detetive (para não ser identificado).

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Atenciosamente.

    Equipe INVESTIG

  23. wagner disse:

    Me formei na INVESTIG um bom tempo so que ate hoje nao me dediquei na profissao,so formado em segurança pessoal mas gostaria de um empurrao pra assumir esta vida de detetive

  24. maria jose disse:

    me formei na investig faz 5 meses mais ainda nao arumei enprego preciso de uma ajuda um trabalho mesmo que seja para ganhar um salario so para pegar esperiencia sou muito esforsada dedicada qualquer coisa estou a disposiçao desde ja ficarei grata

  25. Equipe INVESTIG disse:

    Olá, Maria Jose!

    Agradecemos o seu contato.

    Para conquistar seus primeiros serviços, você pode começar divulgando-o para captar clientes através de anúncios em meios de comunicação impressos (jornal, revista), propagandas em rádios, distribuição de folders e cartões de visitas, envio de currículos para empresas que contratam esse tipo de profissional, dentre outras formas de divulgação.

    A divulgação pode ser feita, inclusive, diretamente em alguma agência de emprego. Também é válida a divulgação pela internet.

    Outras orientações sobre a publicidade: Para evitar que você seja reconhecido, utilize um cognome (apelido) e um número de celular que ninguém conheça (um novo número) somente para essa atividade (de investigador). Por exemplo: Detetive “fulano” (invente um nome).

    Investigações sobre adultério, localização de pessoas, espionagem industrial, furtos, roubos, etc. (colocar as áreas de seu interesse).

    Fone para contato Celular nº XXXX

    Esperamos ter lhe ajduado.

    Sucesso!

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  26. fernando disse:

    Bom dia a todos desejo um feliz ano novo e de grande conquistas,sei que os trabalhos de um detetive em inicio de carreira e árdua,mas posso garantir que o retorno vem aos poucos,sucesso da profissão e ótima estou a disposição a qualquer detetive que precise de auxilio ou ate contar com minha experiencia,minha agencia esta preparada inclusive para dar suporte a todos os colegas e clientes.Contamos com equipe de advogados especialistas na área cível e crime.Fortes abraços a todos para equipe da INVESTIG uma empresa de grande nome e qualidade de trabalhos prestados.

  27. lino disse:

    tudo bem amigos

  28. jeferson dias disse:

    Ola boa noite detetives sou recem formado ainda nao fiz nenhum trabalho.

  29. willins a. dos santos disse:

    ola,sou detetive! à 8 meses.porem minha cidade é de serca de 70mil habitante porem um pouco deficultoso p/ serviço de investigação. infim quem tiver interesse, não exsita de me contratar já desveidei crimes e entre outros.meu email:willinss@yahoo.com

  30. mary dina disse:

    Ola tudo bem! sou detetive á 9 meses. Esta semana recebi uma proposta de investigaço paranormal. Gostaria de uma orientação a respeito do assunto e quais os equipamento devo utilizar.
    Um grande abraço

  31. Rafael disse:

    A carteira (com brasão) é utilizada em quais momentos ?
    A Polícia pode apreender caso um detetive á apresente em algum local ?
    Detetive particular não está vinculado especificamente em CASOS CONJUGAIS, TRAIÇOES e afins, os casos dependem dos clientes, correto ?
    Detetive particular possui uma certa capacidade por exemplo de desvendar crimes ?

  32. Rafa Holmes disse:

    Olá pessoal,
    me interessei pelo assunto à pouco tempo (profissionalização).
    Eu leio bastante, na maioria das vezes leio romances policiais (leitura preferencial para o personagem Sherlock Holmes) e acho que isso ajudou a “acender esta chama”.

    Estou pesquisando de várias maneiras, baixando apostilas, lendo livros e revistas, etc.

    Pesquisei cursos, e me inclinei muito para INVESTIG, pela organização, transparência, informações e o blog.

    Mas preciso esclarecer algumas dúvidas…

    – Existe um órgão oficial em que os detetives devem se filiar (ou é recomendável)? Ex: CREA, entre outros.
    – Com o curso à Distância é possível absorver a maioria dos temas ?
    – Com a formação de DETETIVE PROFISSIONAL, para exercer trabalho remunerado de maneira autônoma, deve-se cadastrar à prefeitura municipal ?
    – Ouvi falar que se um DETETIVE apresentar o brasão (ou carteira) se identificando para alguém, e um policial observar a ação, a polícia recolhe o brasão (ou carteira) ? – ouvi isso de um detetive de MG.

    Por enquanto era isso,
    desde já agradeço a atenção de todo o pessoal do blog.

    Att

  33. investigador elmo disse:

    sou instalador de sistema de segurança, tenho resolvido varios casos de roubos desaparecimentos, etc. não tem como fugir dessa profissão aqui pouco lembrada, nessa semana vou me inscrever para esse curso tão bem falado e seguir. pois me falta tanto, principalmente sobre as leis, ja faço parte dessa familha: (investig)!

  34. Emerson disse:

    ola meu nome Emerson fis o curso a 5 anos mas pouco atuei, minha cidade e pequena. tenho vontade de exerce. Queria saber se consigo parceria em outras empresas a mais tempo no mercado. de preferencia BH JF que e perto de minha cidade espero resposta.

  35. Ipcbertola disse:

    Ola devidamente identificados meus CAMARADAS, sou aluno do INVESTIG.
    Em pouco tempo também serei um profissional.
    Saudações.

  36. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Rafael!

    Agradecemos o seu contato em nosso blog.

    O brasão de metal possui a mesma finalidade da Carteira de Detetive Particular, ou seja, serve para o investigador privado apresentar aos seus clientes, a fim de demonstrar a sua qualificação e aptidão para o exercício da profissão. O ideal é só apresentar o brasão de metal caso seja solicitado pelo cliente.

    Não recomendamos o uso de forma visível, especialmente ao transitar em locais públicos, pois todos que o virem saberão que se trata de um investigador privado, o que poderá atrapalhar as investigações.

    Quando você for abordado, verifique a necessidade de identificar-se como Detetive, pois você pode, muitas vezes, resolver o problema sem se identificar como investigador privado, evitando riscos ao seu trabalho em andamento. Lembre-se de sempre agir com discrição, evitando chamar a atenção.

    Se você estiver agindo conforme a lei, não poderá haver qualquer impedimento de realização do seu trabalho, ou seja, você pode desenvolver a sua atividade sem sofrer quaisquer restrições.

    Em regra, os casos criminais devem ser deixados sob a responsabilidade exclusiva das autoridades policiais.

    Ressaltamos que o Curso de Detetive Particular INVESTIG prepara para atuar em âmbito privado. Uma boa dica é investir em casos de localização de pessoas e de traição, que são as áreas mais rentáveis e promissoras atualmente.

    Com os documentos enviados ao final do Curso de Detetive Particular INVESTIG é possível atuar como Investigador Privado, não havendo necessidade de inscrição em quaisquer conselhos ou associações de Detetives.

    No entanto, muitas associações oferecem benefícios aos seus associados, tais como indicação de clientes, descontos na compra de equipamentos de investigação, etc. Recomendamos que o profissional avalie o custo-benefício de eventual inscrição em entidade associativa.

    Mas ressaltamos: o fato de não estar inscrito em uma associação ou um conselho profissional não impede o exercício da profissão de Detetive Particular.

    Para começar a trabalhar como Detetive Particular, você não precisa fazer o seu registro em nenhum órgão público específico.

    O Curso de Detetive prepara o profissional para atuar na investigação privada e possibilita que trabalhe como autônomo ou ainda registre uma empresa. No caso do profissional pessoa física, ou seja, aquele Detetive Particular que vai trabalhar como autônomo, orientamos que busque informações junto à Prefeitura da cidade, verificando quais documentos são necessários para estabelecer um escritório.

    Se o seu interesse é abrir uma agência (empresa), é necessário buscar o registro deste junto a outros órgãos, como a Junta Comercial de seu Estado e a Receita Federal. Para o registro de uma empresa, é importante você conversar com um escritório de contabilidade, que poderá orientá-lo sobre o melhor caminho a seguir.

    Mas lembre-se: você pode começar trabalhando como autônomo com custos bem reduzidos.

    Rafael, o fato de o Curso de Detetive Particular INVESTIG ser a distância, não traz dificuldades para o seu aprendizado. O INVESTIG já formou milhares de Detetives Particulares que hoje são profissionais muito bem sucedidos.

    Também é importante informarmos que além do material didático, você conta com uma equipe de professores qualificados, que acompanharão os seus estudos, ajudarão em suas dificuldades e servirão de apoio para a sua aprendizagem.

    A equipe de professores do INVESTIG está sempre à disposição de seus alunos para responder aos seus questionamentos. Inclusive, para a Equipe INVESTIG, é sempre uma satisfação receber os comentários, dúvidas e questionamentos de seus alunos.

    Eis as formas de contato com a Equipe INVESTIG:

    1º) Por carta. Basta enviar uma correspondência com as suas dúvidas ou comentários para o seguinte endereço: Rua Ernesto Alves, 1087, CEP 96810-912 – Santa Cruz do Sul/RS

    2º) Através do site do IPR:
    – Acesse o site http://www.institutopadrereus.com/fale/ .
    – Informe os seus dados e digite a sua dúvida e/ou comentário e clique em enviar contato!

    3º) Através do site do INVESTIG:
    – Acesse o site http://www.investig.com.br .
    – Clique em “Contato”.
    – Informe os seus dados e digite a sua dúvida e/ou comentário e clique em enviar contato!

    4º) Através do e-mail do INVESTIG: investig@ipr.com.br .

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Forte abraço,

    Equipe INVESTIG

  37. Rafa Holmes disse:

    Equipe Investig,
    obrigado pelo retorno e pelo esclarecimento das dúvidas.
    Não vejo a hora de iniciar o curso.

    Parabéns pelo blog.

    Atenciosamente

  38. detetive - carlos disse:

    Olá boa tarde, sou detetive fiz o curso na Investig, e eu gostaria de saber de alguns colegas que já tiveram experiência na localização de veiculos. Eu estou localizando uma carreta com financiamento atrasado. Mas ela esta viajando para muito longe e ainda não descobri o local certo dela. qual o meio que vocês faria para localiza-la, ela está transportando cargas existe algum local que eu posso levantar informação, como receita estadual ou federal ou outros, através de placas? Por favor, até mesmo a Investig poderia dar uma informação.

    podem acessar meu E-MAIL: DETETIVE1905@HOTMAIL.COM

  39. DETETIVE FABIANO disse:

    Olá, caros amigos e colegas.
    Sou Detetive Fabiano, também faço parte desta grande família investig. Em agosto de 2013, estou completando 19 anos como DETETIVE PARTICULAR, com muito orgulho. Sempre que posso entro no blog da investig. Peso a todos os Detetives formados pela investig que entre no meu site: detetivefabiano.no.comunidades.net pois gostaria de ampliar minha rede de contatos para eventuais serviços. Um forte abraço a todos e sucesso.
    DETETIVE FABIANO – RS

  40. detetive luciano disse:

    ola pessoal tudo bem com voces. Desejo muito sucesso a todos,quero dizer que estou iniciando nessa carreira e quero pedir algumas orientacoes do que voces ja aprenderam e que possamos dividir esse conhecimento e assim fazer um trabalho com etica e profissionalismo. Um grande abraco a todos.

  41. Detetive Particular disse:

    Curso da Investig é muito bom. Recomendo a todos que queiram entrar na área.

  42. adriano borges disse:

    Boa noite !
    também sou formado pela INVESTIG, e não tinha ainda noção deste blog, e gostei muito. vou sempre estar vendo aqui. e a todos amigos ai de profissão, um forte abraço e tudo de bom !
    aproveitando ainda o ensejo gostaria de dizer que ainda não atuei ain da e gostaria muito de ter uma oportunidade de estágio. se alguém se interessar em me apoiar, meu e-mail e este – adrianoborges2006@hotmail.com

    a todos meu muito obrigado

    att.,

    detetive ” Borges.”

  43. NILTON disse:

    OLÁ, BOM DIA. SOU RECÉM FORMADO DETETIVE PARTÍCULAR.
    GOSTARIA MUITO DE SABER QUANTO DEVO COBRAR PELOS MEUS TRABALHOS
    E COMO DEVO COBRAR(POR HORA, POR DIA) EM FIM COMO FUNCIONA. AGRADEÇO DESDE JA Á ATENÇÃO DOS IRMÃO E AQUARDO RESPOSTA.

  44. Jairo disse:

    Estou iniciando, a formação de detetive particular na investig, leio atentamente todos os comentários de vocês, no entanto não comento, porque ainda não tenho um bom conhecimento técnico desta magnifica carreira. Mas pude percebcer que este blog é uma ferramenta muito importante para o aspirante a detetive. Um forte abraço, e muito em breve estarei postando os meus comentários com responsabilidade.

  45. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Nilton!

    Agradecemos seu contato!

    Com relação aos honorários pelos serviços de investigação, não temos como definir um valor exato, pois isso depende da sua região, da capacidade de pagamento do cliente, do tipo de trabalho a ser prestado, dos equipamentos utilizados, da quantidade de agentes, do tempo empregado na investigação, e assim por diante.

    De maneira geral, os detetives têm cobrado valores entre R$ 200,00 e R$ 3.000,00 por trabalho, ou o valor de R$ 600,00 por turno de investigação de 6 horas, com veículos e duas pessoas (investigadores). Mas, como referimos, o valor deve se adequar à realidade da sua cidade e aos seus gastos.

    Esperamos ter lhe ajudado.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG.

  46. DETETIVE MANOEL F.C. disse:

    OK

  47. detetive Mauro disse:

    Olá, bom dia a todos, sou recém formados pela investig. e trabalho em uma delegacia de policia civil pela prefeitura, sera que posso exercer a minha profissão de detevive particular aos feriados e finais de semanas, sem que atrapalhe o meu serviço de escrivão ad-hoc pela prefeitura, aguardo resposta, e muito obrigado.

  48. Detetive Mauro disse:

    Olá, atodos colegas, me desculpa pela palavra de detevive, e DETETIVE PARTICULAR, eu estava sem o meu oculos, Obrigado.

  49. Detetive Severo disse:

    Colega Detetive Mauro,

    Saudações!

    A CLT diz que podemos exercer outra atividade remunerada, desde que esta não interfira no desempenho ou concorra direta ou indiretamente com a atividade remunerada primária. No entanto, as forças policiais costumam ter regulamentos ainda mais restritivos; neste caso, seria interessante informar-te melhor – seja com um advogado ou (uma dica), com o Delegado responsável pelo local onde trabalhas, uma vez que confie nele, inclusive em relação à sigilo sobre tua formação e aspiração.

    Caso não hajam maiores empecilhos, creio que tua experiência policial há de ser muito útil no campo das investigações particulares!

    A única restrição que vejo é que tuas limitações de horários podem restringir os trabalhos que poderá aceitar, em relação à natureza destes, mas certamente saberás contornar essa condição.

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

    Detetive Severo

    Formado pela Investig-IPR
    Especializações Diversas

    detetivedc@ig.com.br

    Canela – RS – Brasil

  50. Detetive Mauro disse:

    Colega Detetive Severo, obrigado pelas informações, vou procurar o prefeito de minha cidade e posteriormente o Delegado da Delegacia que eu trabalho, e um grande abraço.

  51. Delciomar disse:

    Boa Noite Amigos Detetives
    Estou iniciando nessa atividade, vi que da pra faturar alto por cada caso, não quero me espor muito ainda por questão de segurança, mas estou gostando da profissão.
    Abraço e Sucessso aos colegas

  52. Detetive Severo disse:

    Outro, Colega Detetive Mauro!

    Atenciosamente,

    Detetive Severo

    Formado pela Investig-IPR
    Especializações Diversas

    detetivedc@ig.com.br

    Canela – RS – Brasil

  53. DETETIVE MANOEL FIUZA DA CONCEIÇÃO disse:

    OLA BOM DIA PARA TODOS OS COLEGAS DE PROFISSÃO EU ESTOU NESTA CARREIRA A ALGUNS ANOS E RECOMENDO A TODOS QUE NÃO DESISTAM E QUE VAMOS ENFRENTES COM ÉTICA E SERIEDADE FAZEMOS A DIFERENÇA / MEU CONTATO TEL-0113495-6913/0119988-08780/ E-MAIL-VAPORDOMAR@HOTMAIL.COM

  54. Benilto Barbosa disse:

    Olá tudo bem com vocês? Bom,acabei de concluir meu curso de detetive particular,estou só no aguardo do restante do material,como brasão,certificado e carteira,mas já quero me adiantar e tirar dúvidas.
    Assim que chegar meu material já posso me considerar um detetive? E se já posso desde agora colocar anúncios em sites e jornais para eventuais contratações?
    E como posso conseguir fazer um “estágio” em agências de investigações? Devo ir até alguma agência e pedir se tem estágios? Fiz concurso pra policia civil,mas não passei e resolvi fazer esse curso na INVESTIG,gosto e tenho muito interesse nessa área de investigação,não vou desistir dessa profissão, alguém me dê orientações aí por favor,até vocês da INVESTIG,me ajudem por favor,com essa profissão quero ter masi equilíbrio nas minha situações financeiras..Tem mais perguntas.
    Tem agência que contrata detetive pela CLT? e todos os benefícios ou não?
    Espero respostas por favor……. Muito Obrigado a todos,e estou muito feliz em realizar esse meu curso.

  55. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Benilto!

    Agradecemos o seu contato!

    Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela conclusão do curso de Detetive Particular, sendo que você já pode se considerar um Detetive Particular podendo, inclusive, efetuar anúncios dos serviços que irá prestar. Os documentos enviados ao final do curso servirão para comprovar sua condição de Detetive Particular. A publicidade poderá ser feita por meios de comunicação impressa (jornal, revista), propagandas em rádios, distribuição de folders e cartões de visitas, envio de currículos para empresas que contratam esse tipo de profissional, dentre outras formas de divulgação. A divulgação pode ser feita, inclusive, diretamente em alguma agência de emprego. Também é válida a divulgação pela internet. Ademais, para evitar que você seja reconhecido, utilize um cognome (apelido) e um número de celular que ninguém conheça (um novo número) somente para essa atividade (de investigador). Por exemplo: Detetive “fulano” (invente um nome). Investigações sobre adultério, localização de pessoas, espionagem industrial, furtos, roubos, etc. (colocar as áreas de seu interesse). Fone para contato Celular nº XXXX.

    Caso você não queira trabalhar como autônomo utilize a carta de apresentação enviada ao final do curso para anexar ao seu currículo e encaminhar a alguma agência de investigação. O regime de contratação do Investigador dependerá da própria agência de investigação (que poderá ser pela CLT, terceirizado, ou outra forma).

    Desejamos muito sucesso na nova profissão e um forte abraço,

    Equipe INVESTIG!

  56. DETETIVE MANOEL FIUZA DA CONCEIÇÃO disse:

    ola juntos somos fortes

  57. Detetive Mauro disse:

    Detetive Manoel f da Conceição, confirmo o que voçe disse.

  58. jonas preira disse:

    eu nao estou trabalhando como detetive no momento mais gostaria de atuar na area alguem tem um concelho para mim desde ja obrigado

  59. paulo roberto esteves lemos disse:

    Ola. Meus queridos compaheiros do curso do investig. Acabei de mer forma para detetive particular e espero ser um bom profissional como voces obrigado

  60. ANTONIOINVESTIGADOR disse:

    JA ESTOU COM ALGUNS CASOS ESTOU INDO MUITO BEM AGRADEÇO A INVESTIG POR TER CRIADO ESTE MARAVILHOSO CURSO ESTOU MUITO FELIZ COM MAIS ESTA OUTRA PROFISSÃO UM FORTE ABRAÇO.

    ESTOU MUITO FELIZ DE SER UM DETETIVE A TODOS LUTE POR SEUS OBJETIVOS NÃO DESISTA NUNCA.

  61. Detetive Barreto disse:

    ola,gostaria de receber uma orientaçao da equipe investig,e dos colegas Detetives.Fiz o curso,mas no mometo ainda nao estou trabalhando.pra iniciar eu gostaria de comecar a trabalhar para escritório de advocacia.no momento nao tenho condicoes financeiras pra comprar os equipamentos que as agencias de investigacao pedem.Como fazer pra prestar servicos para os advogados?e que tipo de equipamento devo utilizar? agradeco!

  62. Detetive Barreto disse:

    Como funciona uma agencia de investigaçao?os Detetivs trabalham com os equipamento da mesma ou e do própio Detetive todo material?

  63. Detetive Barreto disse:

    Como fazer pra me crédenciar?

  64. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Detetive Barreto,

    Agradecemos o seu contato!

    Ficamos felizes em ver seu empenho para desenvolver sua nova profissão.

    Uma agência de investigação nada mais é do que uma empresa devidamente registrada na Junta Comercial do respectivo Estado, na Receita Federal e demais órgãos, que tem como objeto a prestação de serviços de investigação. A forma de funcionamento destas agências, bem como os meios para credenciamento e eventual fornecimento de equipamentos, vão variar de acordo com cada empresa. Em função disso, orientamos que você entre em contato com as agências de Detetives de sua cidade ou região e ofereça seus serviços.

    Caso seja do seu interesse prestar serviços para escritórios de advocacia, você deve entrar em contato com os escritórios e agendar uma visita para ofertar seus serviços. Lembre-se de levar consigo um currículo atualizado.

    Já com relação aos equipamentos que você deve utilizar, somente a necessidade de cada trabalho poderá indicar quais são os equipamentos mais necessários em cada caso.

    Forte Abraço,

    Equipe INVESTIG!

  65. A1-10051986 disse:

    Detetive Barreto

    Bom dia!!! Não sou da INVESTIG, mas vendo as perguntas em seu comentário, vou responder de acordo com minhas experiências. Se aceitar.

    Como funciona uma agencia de investigação? Não sei ao certo como funciona uma agencia particular, mas creio que elas realizem serviços para grandes corporações e grandes empresas terceirizando detetives, e dependendo do setor ao qual o Agente será designado a operar, a própria agencia disponibiliza o material necessário para “a investigação”. Espero ter esclarecido. Tenha um bom dia!

  66. A1-10051986 disse:

    Alguém aqui já teve algum quase impossível de concluir? Um caso que chegou a fazê-lo pensar que não solucionaria?

  67. Detetive Barreto disse:

    Gostaria de agradecer a equipe Investing,e ao colega que ajudou a me orientar a respeito do meu comentário.
    obrigado!abraços a todos

  68. Antenor de Oliveira Filho disse:

    Boa tarde, terminei o curso a dois meses e gostaria de orientação dos passos que tenho que seguir para legalizar esta profissão. tenho que me cadastrar em algum órgão Publico? como Policia Federal, policia local, Prefeitura? gostaria de saber passo a passo para exercer a Profissão ser ter Problemas futuros. se possível envie a resposta no meu e-mail.
    Grato.

  69. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Antenor,

    Agradecemos o seu contato!

    Com os documentos enviados ao final do Curso de Detetive Particular INVESTIG, você poderá desenvolver sua profissão.

    O Curso de Detetive prepara o profissional para atuar na investigação privada e possibilita que trabalhe como autônomo ou ainda registre uma empresa.

    No caso do profissional pessoa física, ou seja, aquele Detetive Particular que vai trabalhar como autônomo, sem registrar uma empresa, orientamos que busque informações junto à Prefeitura de sua cidade, verificando quais documentos são necessários para estabelecer um escritório (como alvará, recolhimento de alguma taxa, entre outros).

    Se o seu interesse é abrir uma agência (empresa), é necessário buscar o registro deste junto a outros órgãos, como a Junta Comercial de seu Estado e a Receita Federal. Para o registro de uma empresa, é importante você conversar com um contador (escritório de contabilidade), que poderá orientá-lo sobre o melhor caminho a seguir.

    Mas lembre-se: você pode começar trabalhando como autônomo com custos bem reduzidos.

    Um forte abraço,

    Equipe INVESTIG!

  70. bradoquefera@yahoo.com.br disse:

    parabenizo o instito pela exelencia nos cursos aplicados e pela a atençaõ que nos é dada quando necessitamos de alguma informaçaõ referente ao curso estou há um mes fazendo mo curso de detetive particular e estou muito satisfeito parabéns a toda a equipe que nos tratam com muito carinho e respeito obrigado e indico sempre pros meus amigos o instituto padre reus. meu nome antonio oliveira dos santos saude a todos e muita paz

  71. Ezequiel disse:

    Como estudante em formação na Investig eu posso atuar ainda em período de formação, ou isto é proibido por lei ou pela escola? Pois estou passando por necessidades financeiras e isto poderia me ajudar caso seja permitido!!!

  72. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Ezequiel,

    Agradecemos o seu contato!

    A respeito do início das atividades, você já pode começar a trabalhar, resolvendo alguns casos mais simples, antes de terminar o curso.

    No entanto, apenas concluindo o curso você terá construído todos os conhecimentos necessários para seu completo aprendizado.

    Após a conclusão do seu curso é que lhe enviaremos a sua carteira profissional de Detetive Particular e o certificado de conclusão. Assim, tendo concluído o curso, você poderá informar para as pessoas (clientes) que você é um Detetive Particular formado pelo INVESTIG.

    Um forte abraço,

    Equipe INVESTIG!

  73. Ezequei disse:

    Muito obrigado pela orientação a respeito da minha dúvida, se eu poderia iniciar as atividades de investigação antes mesmo de me formar!!! Me senti muito acolhido pelo carinho e dedicação da Equipe Investig, em me orientar nesta fase financeira tão difícil, que estou passando!!! Mas com fé em Deus e em mim mesmo, com muita cautela vou prosseguir com os estudos e a aquisição de alguns materiais, para facilitar o meu trabalho!!!

    Um forte abraço a todos da Equipe Investig e aos amigos Detetives e formandos como eu!!!

  74. Alissa disse:

    Olá pessoal! Moro numa cidade pequena e estava louca pra ser uma detetive particular, mas não tenho certeza se essa profissão é pra mim, embora resolva casos com muita facilidade. Boas dicas, parabéns.

  75. Equipe INVESTIG disse:

    Prezada Alissa,

    Agradecemos o seu contato!

    É possível trabalhar como Detetive Particular em cidades pequenas. A procura pelos profissionais da Investigação Privada é grande inclusive em locais com número reduzido de habitantes. Para os Detetives Particulares são inúmeras as possibilidades de trabalho, sendo uma prestação de serviço muito requisitada. Se você possui facilidade na resolução de casos, esta com certeza pode ser a sua profissão.

    Ficaremos muito felizes em receber sua matrícula, que poderá se efetuada acessando o nosso site http://www.ipr.com.br, entrando em contato direto com a Professora Débora pelo e-mail central@preus.com.br ou ligando para nossa central de atendimento pelo telefone 0xx51 3711 4000, e falando com a Professora Regina.

    Atenciosamente,

    Equipe INVESTIG!

  76. Marco disse:

    Bom dia.
    Eu no momento não consegui algum caso.
    Aos amigos da investig ,procuro alguma agencia de detetive para atuar como gosto.
    Fiz cartão de visita e até entrei em contato com um detetive aqui na região, mas ele ficou de me contratar, isso não aconteceu o que faço agora.

  77. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Detetive Marco,

    Agradecemos o seu contato!

    Inicialmente frisamos que o INVESTIG é uma instituição agregada ao Instituto Padre Reus e tem sua atividade restrita à elaboração e desenvolvimento do Curso de Detetive Particular, bem como à formação e aperfeiçoamento nessa área, razão pela qual não faz indicações de agências, cooperativas ou sindicatos de Detetives.

    Para iniciar o trabalho como Investigador Privado, você pode começar divulgando-o para captar clientes através de anúncios em meios de comunicação impressos (jornal, revista), propagandas em rádios, distribuição de folders e cartões de visitas, envio de currículos para empresas que contratam esse tipo de profissional, dentre outras formas de divulgação. A divulgação pode ser feita, inclusive, diretamente em alguma agência de emprego. Também é válida a divulgação pela internet.

    No seu caso, como não houve uma contratação, orientamos que você anuncie seus serviços em jornais e rádios locais, bem como em sites de internet para dar início ao desempenho da profissão de Detetive Particular. Começar trabalhando como autônomo fará com que você tenha custos bem reduzidos.

    Como você já tem cartões de visita, outra boa saída é deixar alguns cartões em locais “chave” de sua cidade. Deixe cartões em locais onde há grande número de pessoas, pois assim estará divulgando seu trabalho.

    Um forte abraço,

    Equipe INVESTIG!

  78. Asafe disse:

    Azaph Detetive. Me formei a dois meses pela investig/ipr e estou prestes a entregar meu primeiro trabalho, obrigado investig e sucesso a todos os Investigadores. (asafe5834@gmail.com)

  79. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Detetive Asafe.

    Agradecemos o seu contato!

    É muito importante para nós saber que você está desempenhando sua profissão. Acreditamos que você irá se tornar um profissional de sucesso.

    Aproveitamos para parabenizar você por esta primeira investigação concluída e esperamos que muitas outras sejam realizadas com sucesso.

    Um forte abraço,

    Equipe Investig

  80. walter freiman disse:

    TUDO QUE O INSTITUTO PADRE REUS IMFORMOU SOBRE O CURSO FOI PROTAMENTE ATENDIDO NÃO DEIXANDO NO AR DUVIDAS TUDO ESCLARECIDO NOS SEUS MINIMOS DETALES ESTOU MUITO FELIZ POR TER ESSA CHANCE DE TER FEITO O CURSO DE INVESTIGADOR PARTICULAR MUITO OBRIGADO

  81. leonardo disse:

    olá, tenho todo esses equipamentos, maquinas fotográfica, microfone direcional/escuta de longo alcance, botão de camisa com câmera secreta escondido, micro câmera de cabo flexível para dinspençã e um Binoculo, esses são suficiente para o começo da minha careira de detetive particular, e pra mim montar um escritório no centro, o quer devo fazer primeiramente

  82. aislan disse:

    sou melhor detetive de todos os tempos pode ficar tranquilos cm migo
    quero ser detetive o que faço

  83. Equipe INVESTIG disse:

    Prezado Aislan,

    Agradecemos o seu contato!

    Para que você possa iniciar suas atividades como Detetive Profissional, você deve fazer o Curso de Detetive Particular. O curso é oferecido pelo INVESTIG (Instituto de Inteligência e Investigação) juntamente com o IPR (Instituto Padre Reus) e tem como objetivo oportunizar o seu desenvolvimento profissional com qualidade.

    Assim, esse curso é uma oportunidade de você se profissionalizar e auferir boa renda, trabalhando de maneira autônoma (por conta própria) ou mesmo prestando serviços para empresas. O objetivo da Equipe INVESTIG-IPR é ensinar, auxiliar e aprimorar técnicas para a execução dessa atividade, utilizando métodos práticos e científicos que são o alicerce para o sucesso da investigação.

    A equipe de professores aborda as técnicas empregadas por detetives de sucesso, bem como traz conceitos e conhecimentos de outras áreas que também são importantes para o exercício da profissão, para que o aluno possa atuar de forma segura, profissional e ética. Lembramos que o IPR, fundado em 1974 e responsável pela formação profissional de mais de 5 milhões de brasileiros, está devidamente cadastrado junto Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul sob o nº 540/99.

    Para efetivar sua matrícula no Curso de Detetive Particular do INVESTIG, você poderá acessar o nosso site http://www.ipr.com.br , entrar em contato direto com a Professora Débora pelo e-mail central@preus.com.br ou ligar para nossa central de atendimento pelo telefone 0xx51 3711 4000, e falar com a Professora Regina.

    Se precisar de outras informações, estaremos à sua disposição através do e-mail investig@ipr.com.br .

    Um forte abraço!

    Equipe INVESTIG

  84. caio silva disse:

    estou precisando de apoio dos paceiro

  85. Ezequiel disse:

    Um grande abraço a todos os amigos Detetives e a Equipe Investig a qual sou feliz e grato por me formarem atraves dos estudos e orientações.

AVISO: Todos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Instituto Padre Reus. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou que violem direitos de terceiros. O Instituto Padre Reus poderá excluir, sem aviso prévio, comentários postados que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário